Impulsionada pela Copa do Mundo, a indústria estima produzir este ano 11 milhões de aparelhos televisivos, o que representa um crescimento de 15% em relação a 2009, segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). A previsão é que 60% das vendas se concentrem neste primeiro semestre e o restante no segundo – em anos sem Copa, ocorre o contrário.
Nas grandes redes do varejo, a procura por TVs vem crescendo nos últimos meses, mas o pico deve ocorrer entre maio e junho. No geral, a expectativa é vender entre 50% e 100% a mais do que no mesmo período do ano passado. Muitas lojas aproveitam a época para lançar promoções. Os maiores apelos do comércio, porém, ficam em torno dos aparelhos acima de 40 polegadas.
José Carlos Guerra, encarregado do setor de imagem de uma das unidades do Magazine Luiza, em Londrina, informa que a maior procura é por aparelhos de LED e LCD, acima de 40 polegadas. Ele conta que as promoções tem atraído os consumidores. Um aparelho de LCD (full HD), 40 polegadas, baixou de R$ 3.199 para R$ 2.390. Uma TV de LED (full HD), 42 polegadas, que custava R$ 5.499, sai por R$ 3.680. Já um modelo LCD (full HD), 55 polegadas, de R$ 8.799, sai por R$ 7 mil. Os três aparelhos citados já vêm com conversor digital. O pagamento pode ser feito em até dez vezes.
Guerra lembra que na última Copa, em 2006, o que mais vendeu foram as TVs de plasma porque vinham na versão acima de 40 polegadas. ‘Já existiam as de LCD, mas a maioria era até 32 polegadas’, conta.
Nas lojas do Ponto Frio e do Extra – bandeiras do Grupo Pão de Açúcar –, a expectativa é de um aumento em torno de 100% na venda de aparelhos televisivos neste semestre na comparação com o mesmo período de 2009. As duas redes, segundo a assessoria de imprensa, apostam principalmente no crescimento das vendas dos aparelhos de LCD de 32 e 42 polegadas, na resolução Full HD. A expectativa é que a linha de LED receba maior destaque em telas maiores, de 46 e 55 polegadas.
Na rede de supermercados Super Muffato, o crescimento das vendas em abril foi 60% superior ao mesmo período do ano passado, segundo a assessoria de comunicação. A expectativa é de que até o final de maio a comercialização de TV aumente mais de 100% na comparação com o mesmo mês de 2009.
O gerente de eletro da rede, Marcelo Augusto, informa, por meio da assessoria, que as compras de aparelhos foram antecipadas e o estoque neste setor está com um volume cinco vezes maior do que o normal. Dessa forma, segundo ele, é possível garantir preços e condições de pagamentos diferenciados (em até 12 vezes no cartão próprio). A rede não divulga percentuais de descontos, mas diz que a cada semana modelos diferentes de TV entram em promoção. Entre os aparelhos mais procurados estão os de LCD, plasma e LED, mas também há uma parcela de consumidores que ainda busca os modelos tradicionais, de tubo.
Consumidores procuram melhores preços
Há duas semanas, a dona de casa Fabiane dos Santos trocou a sua TV antiga, que estava com defeito, por um aparelho novo, LCD, de 29 polegadas. ‘A nossa de 21 polegadas estava com defeito e achamos melhor aproveitar o momento para comprar uma nova’, conta ela, que vai mandar a velha para o conserto e manter os dois aparelhos em casa. Ela pagou R$ 699 pelo aparelho e diz que ficou satisfeita com o preço.
O farmacêutico Dirceu Veiga de Aguiar planeja trocar de TV até a Copa do Mundo. ‘Gosto de futebol, mas não farei a troca por causa da Copa, e sim para aproveitar os preços que geralmente baixam nesta época’, conta ele, que olhava alguns modelos no comércio acompanhado da filha Nyara, 12 anos. Aguiar tem uma TV LCD, 29 polegadas, com mais de dez anos, e pretende comprar uma de 42 polegadas. Por enquanto, ele diz não ter encontrado ‘preços tão bons’, mas vai continuar procurando.