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Turismo

Escolha a promoção e boa viagem

Gisele Mendonça - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

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Cátia Bereta, gerente de agência, diz que muitas promoções vantajosas são divulgadas na última hora: ‘‘É bom ficar atento’’ - Dorico da Silva
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É só ficar atento para descobrir. Na baixa temporada, as operadoras de viagem e companhias aéreas costumam lançar promoções que podem impulsionar aquele plano de viagem engavetado ou até mesmo realizar o sonho de conhecer determinado lugar. Dependendo da época, do destino e da empresa, é possível encontrar bons descontos na passagem e no pacote turístico.

Para aproveitar, é preciso levar conta algumas condições, como a aquisição de ida e volta obrigatória, estadia mínima no local, prazo para comprar e utilizar o bilhete, quantidade mínima de passageiros por reserva, entre outras. Nestes casos, o interessado tem que adequar seus planos à disponibilidade da promoção.

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Atenção às informações e rapidez na decisão sobre a viagem são fundamentais, já que os descontos mais vantajosos não são divulgados pelas empresas com antecedência. ''Nem os funcionários ficam sabendo. Às vezes, eles avisam a equipe com um dia de antecedência para dar tempo de agilizar a organização do trabalho'', afirma Cátia Guedes Bereta, gerente de uma das lojas da operadora de viagem CVC em Londrina.

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Ela diz que estas estratégias fazem parte dos planos da empresa, mas não há previsão de quando vão acontecer. Neste mês, uma parceria entre a operadora e a uma companhia área possibilitou a venda de passagens aéreas com 50% de desconto. Foram apenas quatro dias para comprar e muito tumulto: grandes filas se formaram nas agências e até senhas foram distribuídas. ''Não demos conta de atender todo mundo. Mais de 500 e-mails ficaram parados no nosso sistema'', conta.

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Segundo Cátia, a campanha foi muito atrativa por causa da sua abrangência. ''Geralmente, as promoções são só para alguns destinos, com bases específicas. Essa era para qualquer destino (da companhia aérea) dentro do Brasil, saindo de qualquer lugar. A única exigência era permanecer duas noites, no mínimo, no local, independente de utilizar hotel ou não. E havia muita disponibilidade'', informa a gerente. A campanha atraiu quem queria viajar a passeio ou a trabalho.


No momento, está em vigor uma promoção, em parceria entre a operadora e outra companhia aérea, em que um passageiro paga a passagem e um outro viaja de graça. As regras são: comprar o bilhete conjugado (para duas pessoas) e permanecer no mínimo dois dias no local, utilizando algum hotel conveniado à operadora. É possível embarcar até 30 de maio. O prazo para compra, porém, pode ser encerrado a qualquer momento. A promoção envolve diversos destinos nacionais e mais três capitais da América do Sul: Montevidéu, Assunção e Buenos Aires.

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Existem também os pacotes turísticos promocionais, incluindo parte aérea e hospedagem, que vigoram o ano todo. São voos fretados que saem de São Paulo, com dias marcados para ir e para voltar, que podem sair entre 30% e 40% mais baratos do que os voos regulares.


Independentemente de promoções anunciadas, a pessoa que comprar a passagem aérea com antecedência (sete dias, pelo menos), ida e volta, e permanecer no mínimo dez dias no local pode conseguir bons descontos - dependendo da disponibilidade de assentos nos voos. Essas tarifas promocionais envolvem diferentes companhias e diversos destinos, principalmente capitais.

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''Só que não pode haver mudança de data. Quem remarca, paga multa e diferença tarifária'', diz o agente de viagem Marcelo Padulla, da Giramundo Turismo. Ele explica que os voos têm várias classes tarifárias e as promocionais são limitadas. O agente informa ainda que o passageiro tem que se adequar aos horários disponíveis, quase sempre de madrugada. Só para se ter ideia, uma viagem de ida e volta, Londrina-São Paulo, pode sair por R$ 539 na tarifa promocional. Quem compra em cima da hora paga entre R$ 1 mil e R$ 1,1 mil.


Atenção para não cair em ciladas

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Quem compra um pacote turístico ou passagem aérea em promoção tem que ficar atento às restrições impostas pelas empresas, alerta Alexandre Campinha, professor do curso de Hotelaria e Turismo da Universidade Norte do Paraná (Unopar). ''Se houver algum imprevisto e não puder viajar naquela data, a pessoa tem que estar ciente de que vai sair perdendo, pois existem diferenças tarifárias e multa. Por isto, é bom estar atento às regras referentes à alteração de data ou cancelamento'', afirma.


Campinha alerta que os interessados em viagens promocionais devem se organizar para isso, fazendo uma pré-programação. Ele recomenda a procura por um ''agente de viagem de confiança'' para orientação. ''É importante deixar o agente de sobreaviso, pedindo para que te informe quando aparecer uma promoção'', observa.

O professor diz que pessoas sem filhos em idade escolar e com flexibilidade no trabalho devem viajar na baixa temporada para pegar melhores preços. Segundo Campinha, quanto antes decidir pela viagem, melhor. ''Com antecedência, a possibilidade de pagar mais barato é maior'', afirma. Ele informa, porém, que o percentual de desconto varia muito porque ''hoje existe uma dinâmica maior entre oferta e procura''.


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