Dados contidos no estudo "Comportamento do Consumidor em Super e Hipermercados", da Popai Brasil, e divulgados pelo Portal do Consumidor, do Ministério do Desenvolvimento, revelam que os hábitos dos brasileiros estão mudando no que diz respeito a ir às compras.
Segundo o relatório, fatores como comodidade, falta de tempo e trânsito engarrafado explicam essa mudança de comportamento. O tempo gasto com compras em 1998 era em média de 1h09, enquanto que em 2010 passou a ser menos de 30 minutos.
Outra mudança foi a presença masculina nos supermercados, que passou de 16% em 1998 para 32%, em 2010. Mudou ainda a "fidelidade" do consumidor, já que no início da pesquisa 58% compravam sempre no mesmo local. Em 2010, este número passou para 15%.
Leia mais:
Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos
Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente
Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%
Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2
A média de itens comprados a cada visita ao mercado caiu de 44, em 1998, para 23, em 2004, e apenas 8, em 2010. Isto mostra que o consumidor vai mais vezes à loja e compra apenas produtos para suprir necessidades imediatas.