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Sem combinação

A moda é ser colorido

Maria Luisa Hoffmann - Especial para Folha
02 ago 2010 às 12:18

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Fábio Montenegro: Os tênis em tons vibrantes nos modelos delta, dunk, com cano alto e até com cano curto tem público certo, a meninada dos 12 aos 20 anos - Olga Leiria - Equipe Folha
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A primeira regra da moda é a combinação entre camiseta, calça, tênis e acessórios. Será mesmo? As roupas, óculos e relógios coloridos, cada um em um tom diferente, foram aparecendo timidamente e agora já estão fazendo a cabeça dos jovens em Londrina. São tons fortes e vibrantes, que fazem com que o visual fique mais alegre e personalizado.

Assim como no passado, a música continua a interferir no modo de vestir dos jovens. Antigamente, usar preto simbolizava estar em sintonia com o rock. Hoje, a influência vem das novas bandas de hardocore melódico ou happy rock como Cine, Restart e Hori.

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É possível identificar andando pelas ruas, por exemplo, o tipo de música que a pessoa gosta a partir do modo como se veste. A estudante Thais Amanda, de 14 anos, admite que passou a usar peças coloridas por influência de uma banda. ''Uso essas roupas porque me identifico com o grupo Restart e nos vestimos assim para demonstrar felicidade, ao contrário da moda 'emo' anterior''. Ela compra em lojas como a Basic, Antivírus e explica que é possível encontrar esses itens em vários lugares. ''Todo mundo está usando e tenho muitos acessórios como óculos, relógios''.

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Henrique Zanoni, de 13 anos, também comprou sua calça colorida. ''Comecei a usar essas roupas há cinco meses e quando vou com meus amigos no shopping, combinamos para cada um ir com uma cor.'' Ele afirma que no início, vestia as roupas por influência das bandas ''coloridas'' e dos amigos. ''Eu gostava bastante do som do Restart, mas já não escuto mais. Acho interessante esse novo estilo e penso que essa moda vai durar mais alguns anos''.

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A gerente da loja Basic, Élida Campos, afirma que as peças começaram a ser comercializadas no início do inverno e são muito procuradas. ''Vendemos muito para crianças de 7 a 16 anos. Tem pessoas mais velhas que compram também, mas os maiores compradores são os adolescentes''. Azul, vermelho, laranja são algumas das opções de calça, que custam R$ 118. Já as jaquetas nos mesmos tons, custam R$ 128.


Em lojas de departamentos como Renner e Riachuelo, camisetas coloridas com estampas custam a partir de R$ 17 e calças verde limão e rosa choque podem ser adquiridas por R$ 59.

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O ideal é que as roupas demonstrem o estado de espírito e não há mais perigo de errar no look, já que dentro de um estilo próprio, o adolescente pode até mesmo usar um sapato de cada cor. Fábio Montenegro, subgerente da loja Authentic Feet, enfatiza que sempre recebe mercadorias em tons vibrantes. ''São tênis nos modelos delta, dunk, com cano alto e até com cano curto. Está vendendo bastante do ano passado pra cá, principalmente para a molecada de 12 a 20 anos''.


Chamar a atenção é inevitável e, na verdade, esse é um dos atrativos do estilo. Bianca Gabriela tem 14 anos e desde o começo do ano opta por peças em tons fortes. ''É alegre, diferente. Começamos a usar roupas coloridas porque está na moda, mas agora eu uso porque me identifico e chama a atenção. E todos nossos amigos usam, a escola fica toda colorida''. Ela complementa que a moda é denominada ''emo color'', e, em oposição ao monocromático estilo ''emo'', esse visual ''é só alegria''.

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Marca investe no novo estilo


Seguindo a moda dos tons alegres, a marca de óculos Ray Ban investiu na variedade de cores de um de seus modelos, o Wayfarer, que já existe desde 1952. O modelo, com lentes quadradas e pontinhas puxadas para cima, pode ter uma única cor, ser bicolor ou até estampado, e já virou febre entre os adolescentes.


As novas cores que prometem ser mania no próximo verão são roxo, rosa, verde oliva, cinza, laranja e o preto. O acessório, com uso recomendado para o ano inteiro, protege os olhos contra os raios solares, principalmente contra os ultravioletas.

Por isso, aqueles que buscam por itens ''genéricos'' e mais baratos em lojas e camelôs, devem estar atentos aos riscos da exposição dos olhos ao sol, que pode resultar até em cegueira. O valor do Wayfarer original, com proteção, gira em torno de R$ 600 a R$ 900.


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