O Grupo DataCenso divulgou nesta terça-feira (30) a primeira parte da pesquisa realizada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), com apoio da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), direcionada às preferências do consumidor para as compras do Dia dos Namorados.
De caráter estadual, a pesquisa ouviu 605 consumidores entre os dias 17 e 22 de maio nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os presentes favoritos dos londrinenses são as roupas, procuradas por 39% dos entrevistados. Perfumes e cosméticos (30%) vêm na sequência, seguidos por calçados (14%), joias e relógios (9%), flores (6%), chocolates (3%), cestas de café/cestas em geral (3%), celulares e smartphones (3%), artigos esportivos (3%), livros (1%) e acessórios (1%), enquanto outros 3% ainda não sabem o que presentear.
Em Londrina, 62% dos consumidores pretendem fazer compras antecipadas, mas 38% vão deixar para a última hora, até para ver se surgem promoções.
E são justamente as promoções e os descontos que mais atraem o consumidor londrinense, preferidos por 59% dos entrevistados. O bom atendimento (45%), a divulgação dos produtos (20%), as formas de pagamento diferenciadas (14%) e a qualidade do produto (6%) também são importantes para atrair os clientes.
“Esta primeira etapa da pesquisa traz dados interessantes para que os lojistas consigam elaborar estratégias e atrair o consumidor, seja praticando um preço competitivo ou investindo no treinamento para garantir um bom atendimento. É importante buscar alternativas para fortalecer a economia e recuperar o otimismo”, destaca Angelo Pamplona, presidente da Acil.
A pesquisa para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, será divulgada em duas etapas. A próxima será divulgada na próxima semana.