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Prefeitura de Londrina inicia o envio de carnês do IPTU; meta é arrecadar R$ 544 mi

Redação Bonde com N.Com
02 jan 2025 às 19:04

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- Divulgação/Secretaria Municipal da Fazenda
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Serão enviados 145.253 carnês com vencimento em 31 de janeiro, e 141.437 vencerão no dia 14 de fevereiro; pagamentos à vista dão direito a descontos de 10% a 15%


A Prefeitura de Londrina divulgou nesta quinta (2) o cronograma oficial de encaminhamentos e vencimentos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2025. Divididos em dois lotes, os carnês possuem vencimentos da primeira parcela ou pagamento à vista para os dias 31 de janeiro e 14 de fevereiro. 

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O início do envio dos carnês às residências, via Correios, está programado para ocorrer entre esta quinta e 15 de janeiro para o primeiro vencimento. Ao todo, serão encaminhados 286.690 carnês aos contribuintes, contendo a notificação de lançamento do IPTU e também da Taxa de Coleta de Lixo (TCL), além dos boletos bancários.

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Deste total, 145.253 têm vencimento em 31 de janeiro. Outros 141.437 carnês vencem no dia 14 de fevereiro. Somados, os dois lotes perfazem valor líquido de R$ 544.231.337,82. Os benefícios fiscais já concedidos de ofício para o ano de 2025 pela Fazenda Municipal representam R$ 22.197.107,35.

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De acordo com o Secretário Municipal de Fazenda, Eder Alexandre Pires, os boletos bancários do IPTU 2025 poderão ser pagos à vista ou em até 11 parcelas, na rede bancária ou lotéricas. Quem optar por pagar o IPTU 2025 à vista, respeitando o vencimento estabelecido, terá direito a desconto de 10% a 15% no montante total. 


Aqueles que pagaram o IPTU à vista em 2024 receberão, em 2025, automaticamente, o acréscimo de 1% no desconto para pagamento na mesma modalidade. “Para aqueles contribuintes que já alcançaram o desconto de 15% e realizaram o pagamento à vista no ano passado, será mantido o mesmo percentual no carnê de 2025”, esclareceu Pires. 

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É importante ressaltar que a adoção do pagamento parcelado em 2025 ou mesmo sua inadimplência implica na perda do desconto progressivo já obtido, retornando para o patamar de 10% para o próximo ano.


O secretário de Fazenda explica ainda que, em caso de não recebimento do carnê, o contribuinte tem duas opções: consultar o lançamento e gerar os boletos para pagamento pela internet (a partir do dia 10) ou vir diretamente na Praça de Atendimentos da Secretaria de Fazenda. “É importante que o contribuinte não perca o vencimento do IPTU, principalmente para aqueles que já tem um desconto agregado para pagamento à vista. Para isto, caso não receba o carnê, o contribuinte poderá gerar o boleto pela internet diretamente no Portal do Município ou realizar o agendamento para vir pessoalmente à Praça de Atendimentos da Fazenda”, explicou.

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Em caso de não-recebimento do carnê, os munícipes deverão comunicar a situação diretamente à Secretaria Municipal de Fazenda, até o dia 28 de fevereiro. Se o aviso não for feito dentro deste prazo, o contribuinte será considerado notificado dos lançamentos do IPTU e Taxa de Coleta de Lixo no corrente exercício (2025).


Para prestar suporte e orientar a população, a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda funciona diariamente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Quem precisar de atendimento deve fazer o agendamento prévio no portal da Prefeitura de Londrina. E para informações e dúvidas, também fica disponível o telefone (43) 3372-4424 (WhatsApp).


Procedimentos on-line


A partir da segunda semana deste mês (previsão para o dia 10), os contribuintes poderão fazer uso dos serviços online disponíveis no portal da Prefeitura de Londrina, como certidões e parcelamentos do IPTU, ITBI, entre outros tributos, além do próprio IPTU 2025. O procedimento é necessário para a execução dos trâmites de finalização do ano fiscal de 2024 e início do exercício de 2025. 

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