Acreditar nas pessoas e no seu potencial transformador. Pode apenas parecer uma frase bem
elaborada, mas o significado dela vai muito além. Quando a empresa torna essa visão um agente
poderoso de mudança, os resultados aparecem e não demoram por vir.
Leia mais:
Receita abre consulta a lote da malha fina de novembro do Imposto de Renda
Mulheres são as mais beneficiadas pelo aquecimento do emprego formal no país
Consumidores da 123milhas têm uma semana para recuperar valores; saiba como
Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20
A campanha nacional da Cresol com a atriz Camila Morgado, embaixadora da cooperativa,
acaba de estrear a sua segunda etapa. A nova ação traz como mensagem central a importância
que a instituição dá aos seus cooperados, evidenciando-os como o centro das atenções. Além de
um filme produzido para emissoras de TV, a ação conta também com materiais para rádios e
peças publicitárias para divulgações nos canais de comunicação da Cresol e parceiros.
A Cresol sempre teve como um dos seus pilares, que também faz parte das bases do
cooperativismo, o relacionamento humano. É o olho no olho, o aperto de mão, a conversa
muitas vezes despretensiosa entre um cafezinho e outro. Algo que está se perdendo quanto mais
a tecnologia se torna soberana no nosso dia a dia. Quem aqui nunca pensou ao lidar com um
problema financeiro: “como eu queria alguém para me ajudar a resolver isso”?
Com a campanha, a Cresol quer reforçar seus laços não só com seus clientes e parceiros, mas
também com pessoas que valorizam o contato e as relações humanas como a base de um
relacionamento duradouro e valioso.
Aprendemos durante o período de pandemia, principalmente no período mais difícil de
isolamento social, que o contato humano é algo que nos faz falta. Por mais que determinadas
tarefas possam ser executadas por máquinas, tais como a resolução de problemas financeiros,
por exemplo, a presença de um ser humano ajudando o outro com cordialidade, respeito e, por
que não, afeto, faz uma diferença enorme no nosso dia. Principalmente, quando já estamos
desgastados com a sobrecarga de tecnologia que precisamos lidar rotineiramente.
Recentemente especialistas lançaram alertas de que tecnologias como a inteligência artificial
podem ser prejudiciais à humanidade. Pediram, inclusive, para que as pesquisas e o
desenvolvimento tecnológico seja mais humano e não permita que as máquinas se sobreponham
a nós. Tenho dúvidas até que ponto esse clamor terá amplitude, mas tenho convicção que
instituições como a Cresol sempre acreditaram na força e virtudes humanas.
Enquanto algumas instituições financeiras tornam todos os seus processos eletrônicos, forçam
seus clientes e parceiros a interagir com robôs, demitem colaboradores, a Cresol reforça sua
crença e seus valores abrindo agências, contratando novos colabores, expandindo sua atuação
física pelo Brasil e melhorando a cada dia o relacionamento com clientes, parceiros e todos seus
demais públicos.
Que aproveitemos essas lições para nos tornarmos cada vez pessoas melhores e conscientes do
quanto podemos avançar ajudando uns aos outros, a exemplo do que realizou a Cresol ;)
*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP). Jornalista Câmara de Mandaguari Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups. @professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter)