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Mercado em Foco

Organizações sem propósito e que não cuidam das pessoas irão desaparecer

Redação Bonde com assessoria de imprensa
16 mar 2017 às 09:39

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- Divulgação
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"As organizações sem propósito e que não cuidam das pessoas irão desaparecer." A afirmação é do CEO do Great Place To Work Brasil, Ruy Shiozawa. Ele comandou na noite de terça-feira, 14, a palestra Liderança, Cultura e Engajamento: como alinhar indivíduos e organização em valores e propósitos, tema da terceira edição do Fórum Mercado em Foco, realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

O encontro aconteceu no auditório do Shopping Aurora e reuniu centenas de empresários e empreendedores de Londrina e região, que buscaram inspirações para engajar suas equipes e fortalecer suas empresas em 2017.

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Para Ruy Shiozawa, as pessoas têm o poder de construir ou destruir, e são essas mesmas pessoas que estão dentro das organizações. "Quando bem tratadas, não há sabotagem. Cuidar das pessoas não refere-se à remuneração financeira. Claro que se o bônus vier quando for possível é excelente. Mas estamos falando sobre o respeito com as pessoas. E respeito é algo que se pode dar todos os dias. Não há restrição. Empresas de qualquer tamanho podem oferecer esse respeito", afirma.

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Além do mais, segundo o CEO, o papel mais relevante para realizar essas organizações no ambiente de trabalho está com a liderança, que pode interferir na construção dos propósitos. "Vale lembrar que nem sempre o líder precisa ser o chefe ou o presidente da empresa. Líder é toda pessoa que pode influenciar o grupo."

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Durante o evento, Shiozawa apresentou cases que comprovam que colaboradores comprometidos estão dispostos a dar mais de si, rejeitam ofertas de trabalho teoricamente melhores, atendem melhor o cliente e proclamam publicamente #euamomeutrabalho. "Como posso querer que o funcionário trate bem o cliente se eu não trato bem o funcionário?", questiona Ruy, que também revelou um dado preocupante. "A depressão está se tornando o principal problema de saúde da humanidade, e o ambiente de trabalho é o maior fator que influencia para essa situação."


Segundo o CEO, apenas 13% dos profissionais do mundo estão comprometidos com seu emprego. "É uma média. Se for uma empresa excelente, ela reúne muitas pessoas satisfeitas. Assim como também existem empresas onde o índice de profissionais satisfeitos é menor que 13%. Algumas organizações preocupam-se demais com os problemas externos e esquecem de olhar para os problemas que estão dentro da empresa."

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Shiozawa também foi enfático ao abordar falhas que podem comprometer (e muito) a imagem e sobrevivência da empresa. "Seja sempre verdadeiro com as pessoas que trabalham para você e não diga jamais algo que não será possível cumprir. Isso acabará com sua credibilidade e gerará desconfiança à equipe. As pessoas não buscam mais somente um emprego, elas querem que seu trabalho tenha um sentido especial. Por isso, abra o jogo, discuta soluções, cenários e ideias. Seus funcionários não precisam ser envolvidos no momento da decisão, mas devem participar das conversas. Crie a cultura da transparência. Empresa que não deixa ninguém falar tem prejuízo."


Para o CEO do Great Place To Work Brasil, as empresas precisam inverter sua ordem de valor na hora de construir projetos. "A primeira decisão é sobre o propósito e depois vem a discussão financeira. Hoje fazemos o contrário e não deveria ser assim. Se faz sentido, haverá um jeito de viabilizar porque está a favor de seus objetivos. E não se esqueça de construir boas ideias para envolver e inspirar as pessoas que estão perto de você", diz Ruy Shiozawa.

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Caso você tenha se identificado com algumas das situações acima, Rui Shiozawa dá três dicas valiosas para que sua empresa venha se tornar um great place to work:


1 - Escute seus funcionários (e dê o exemplo!). Expresse na prática a filosofia de gestão que você criou. Tenha proximidade, conheça o perfil e saiba quem são seus funcionários. Cuide das pessoas e pense nelas constantemente. Não há regras e nem uma fórmula pronta para isso, cada empresa, no seu modelo, na sua cultura, poderá criar suas regras de valor às pessoas.


2 – Crie práticas Giftwork! Esse método vai muito além de trocar as horas de trabalho por dinheiro. "Tem uma parte do trabalho das pessoas que você não compra, elas decidem entregar. E quando você respeita as pessoas elas fazem coisas surpreendentes. Então, não trata-se do valor que você está gastando, mas sim do valor que a pessoa está recebendo."

3 – Desenvolva a liderança da empresa. Faça feedbacks anuais. Prepare os líderes das empresas para cuidar das pessoas. "As empresas que querem cuidar das pessoas e serem great place to work devem pegar seus gestores e desenvolvê-los para esse propósito. Só vai funcionar de verdade se os gestores acreditarem e vivenciarem isso."


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