O Brasil encerrou o mês de junho de 2015 com 19,605 milhões de acessos de TV por assinatura. Isso significa que o serviço estava presente em 29,61% dos domicílios do País. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 7, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Houve uma retração de quase 0,6% em relação ao final de maio, quando a base era de 19,719 milhões de acessos à TV paga no País.
Junho terminou, aliás, com a menor base da TV por assinatura de 2015. Eram 19,657 milhões de acessos em janeiro; 19,715 milhões em fevereiro; 19,762 milhões em março; 19,761 milhões em abril e 19,719 milhões em maio. Ou seja, a TV paga vinha crescendo lentamente ao longo do ano, mas em junho praticamente voltou ao cenário de dezembro de 2014, quando havia 19,574 milhões de acessos à TV por assinatura no Brasil.
São Paulo concentrava, ao final de junho, a maior base, com 7,498 milhões de acessos, ou seja, 38,25% do total do País. A TV paga atingia 50,99% dos paulistas no período. No Distrito Federal, com 518 mil acessos, a TV por assinatura alcançava fatia maior da população: 55,43% dos brasilienses. No Piauí, onde havia 77 mil acessos ao final de junho, o serviço alcançava parcela de 8,27% da população.
Na divisão de mercado, o primeiro lugar foi ocupado pelo grupo Telmex (Claro/Embratel/NET), com fatia de 51,81% (10,158 milhões de acessos). Na segunda colocação ficou SKY/DirecTV, com 28,84% (5,654 milhões de acessos). A terceira posição foi ocupada pela OI, com 6,04% (1,183 milhão de acessos).