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Iniciativa

McDonalds quer comprar alimentos de agricultores do Paraná

Redação Bonde com Agência Estadual de Notícias
12 mar 2014 às 17:38

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Empresários da rede de McDonalds estão interessados em comprar alimentos produzidos pela agricultura familiar. Os pequenos agricultores, especialmente de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ganharão capacitação para produzir alimentos que serão vendidos à rede de restaurantes. A ideia é que o projeto seja realizado em parceria com a Secretaria da Agricultura.

"Com isso, há a garantia de produtos de boa qualidade espalhados pelo estado todo e baixo custo com a logística de distribuição. Então ganha o pequeno produtor, nós e o Estado", afirma o Leonardo Lima, diretor corporativo de sustentabilidade do McDonalds para a América Latina.

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A empresa já possui um projeto no interior do Paraná há 12 anos, nas cidades de Uraí e Bandeirantes, envolvendo 38 agricultores. O governador afirmou que há um grande interesse do Estado em desenvolver essa parceria, que será formalizada com as instituições da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. "Temos áreas com baixo IDH, como o Vale da Ribeira, com produções de boa qualidade, principalmente de tomate", disse Beto Richa.


O Brasil possui mais de 800 restaurantes McDonalds que demandam produtos como tomates, cebola e folhas verdes. Atualmente, existem quatro grandes produtores em todo o país que vendem para a rede. Segundo o diretor Leonardo Lima, o projeto já mostrou bons resultados ofertando qualidade, quantidade, preço baixo e logística. "O Paraná é um solo fértil e precisávamos de um estado com menos barreiras no caminho para conseguir casos de sucesso rápido e apresentar ao país todo. Além disso, é um estado que já tem a cultura de trabalhar com o desenvolvimento dos pequenos agricultores e nosso processador de alimentos está instalado aqui", explicou.

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O projeto será levado para a Secretaria da Agricultura e Abastecimento para a formalização da parceria no trabalho com os pequenos agricultores. Pelo projeto, caso a demanda da empresa seja menor que a oferta de produtos por parte dos agricultores, já existem empresas parceiras que se comprometem a comprar o restante.


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