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Aponta ACIL

Inadimplência em Londrina cai 8,74% no último mês do ano

Redação Bonde com ACIL
04 jan 2016 às 09:04
- Reprodução
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Uma parte dos consumidores londrinenses preocupou-se em quitar suas dívidas no fim de 2015, informa a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Os dados do SPC Acil, comparados com o mesmo período de 2014, apontam que desde outubro de 2015 aumentou o número de consumidores que "limparam" o seu nome.

Em novembro, 8,28% a mais de pessoas conseguiram sair da lista de inadimplentes quando comparado ao mesmo mês de 2014 e dezembro repetiu este bom indicador com 8,74% a mais de consumidores voltando a ter possibilidade de compras a crédito.

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No entanto, o acumulado de 2015 ainda é negativo em 1,94% na comparação com 2014. "Isso se deve à grande inadimplência ocorrida entre janeiro e fevereiro, quando, respectivamente, 13,5% e 11,2% menos consumidores conseguiram retirar seu nome do cadastro de proteção ao crédito", explica o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci.

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Inclusões


Revertendo a tendência apontada em novembro, quando o percentual de inclusões de nomes no Sistema de Proteção ao Crédito caiu 15,7%, o mês de dezembro voltou a mostrar elevação de 10,81% neste indicador se comparado ao mesmo período de 2015. No acumulado do ano, a inadimplência aumentou 3,99% na comparação com 2014.

Para Rambalducci, a crise econômica contribuiu para o aumento de inclusões no SPC. "Tal comportamento revela a dificuldade de uma parcela de consumidores em honrar os compromissos assumidos na medida em que perdem poder de compra frente a uma inflação na casa dos dois dígitos, elevação nos juros e perda do emprego".


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