O Brasil terminou janeiro com 19,657 milhões de acessos de TV por assinatura, informou nesta segunda-feira (9) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O número indica que 29,79% dos 65,9 milhões de domicílios brasileiros possuíam o serviço, ou seja, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham acesso ao serviço de TV paga no primeiro mês de 2015.
Para calcular a abrangência da TV por assinatura perante o total da população, a Anatel considera critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como a média de pessoas por domicílio é de 3,09, cerca de 60,6 milhões de pessoas tinham o serviço à sua disposição em janeiro de 2015, destaca a Anatel.
São Paulo era, ao final de janeiro, o Estado com a maior base: 7,481 milhões de acessos. Isso significa que 51,05% dos domicílios paulistas contavam com TV paga ao final do mês passado. A mais elevada densidade, no entanto, foi registrada no Distrito Federal, onde os 514 mil acessos representavam presença do serviço em 55,44% dos domicílios brasilienses. A densidade mais baixa foi apurada no Piauí, onde os 77 mil acessos significaram presença da TV por assinatura em 8,24% dos domicílios do Estado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Na divisão de mercado, a liderança ficou com o grupo Telmex (Claro/Embratel/Net), com 10,219 milhões de acessos, ou 51,99% do total. O segundo lugar foi ocupado pela SKY/DirecTV, com 5,646 milhões de acessos (28,72%). A terceira colocação foi obtida pela Oi, com 1,264 milhão de acessos (6,43%).