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Ainda distante de Londrina, ILS faz Aeroporto de Joinville atingir ganho operacional de 70,6%

29 jun 2015 às 14:34

O ILS, ferramenta que orienta pilotos de aviões em operações de pousos em situações meteorológicas adversas, continua distante do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, mas já é realidade no terminal de Joinville (SC). A instalação do instrumento no aeroporto completou um ano neste mês, e, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, foram registradas, durante o período, 102 operações de pousos e decolagens com o espaço atuando em condições de ILS. Nesse período, ainda conforma a secretaria, o terminal ficou fechado por 62 horas e 13 minutos devido ao mau tempo. Caso o aeroporto não contasse com o ILS, teria ficado fechado por 211 horas e 34 minutos. Ou seja, o ganho operacional a partir da instalação do dispositivo foi de 70,6%.

De acordo com o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, a instalação do ILS deve ampliar a oferta de voos na cidade. "O ganho operacional já reflete na percepção dos passageiros. O ILS tem possibilitado pousos com mais facilidade e mais segurança em Joinville durante situações meteorológicas adversas", destacou, acrescentando que o fato de o terminal ter voos mais seguros faz com que mais passageiros procurem por passagens aéreas.


O sistema
O ILS orienta com precisão as aeronaves que se encontram na fase de pouso em uma pista, utilizando dois sistemas distintos: o localizer (que aponta a orientação lateral do veículo em relação à pista) e o glideslope (que mostra o ângulo do movimento de descida).


O sistema se baseia na transmissão de sinais de rádio, que são recebidos, processados e exibidos pelos instrumentos de bordo do avião. Dessa forma, é necessário também que as aeronaves tenham um sistema de bordo capaz de ler os sinais de rádio emitidos pelo ILS e que os pilotos sejam capacitados para interpretar as informações fornecidas.


A ferramenta conta com três categorias (I, II e III), sendo que o ILS instalado no Aeroporto de Joinville é da Categoria I, permitindo a aproximação de alturas a partir de 200 pés e contato visual com a pista a partir de 1200 metros.


Londrina


A Prefeitura de Londrina reivindica a instalação de um ILS categoria I no Aeroporto Governador José Richa há pelo menos vinte anos. A mobilização ganhou força, entretanto, no ano de 2009, quando o então prefeito Barbosa Neto (PDT) assinou um termo de compromisso com a Infraero para a execução de diversas melhorias no terminal.

De lá para cá, o aeroporto recebeu algumas obras, mas ainda espera pela desapropriação de terrenos localizados em seu entorno para a ampliação da pista e, consequentemente, a instalação do ILS. A desapropriação da face sul do terminal já foi finalizada pela atual administração, que deve assinar um empréstimo com o Governo do Estado nesta segunda-feira (29) para conseguir os R$ 30 milhões necessários para a aquisição das áreas localizadas na parte norte do aeroporto. Pelo cronograma do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o processo de desapropriação dos terrenos será finalizado ainda em 2015, com previsão da instalação do ILS para o ano que vem. (com informações da Secretaria Nacional de Aviação Civil)


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