O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar, nesta sexta-feira (25), as aposentadorias, pensões e demais benefícios referentes ao mês de outubro. O calendário de pagamentos segue até o dia 7 de novembro e leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador.
O depósito será feito primeiro para quem recebe até um salário mínimo, hoje em R$ 1.412. Para aqueles que recebem mais do que essa quantia até o teto do INSS, de R$ 7.786,02 nesta ano, os créditos serão depositados a partir do dia 1º de novembro.
Os moradores do Rio Grande do Sul que vivem em cidades atingidas pelas chuvas e recebem algum benefício previdenciário continuarão tendo o valor no primeiro dia do calendário, enquanto durar o estado de calamidade pública. O calendário segue normal para os demais aposentados e pensionistas.
De acordo com dados do INSS, mensalmente, 40,4 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais são pagos. Desses, 34,2 milhões são previdenciários e 6,2 milhões são assistenciais.
VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS DO INSS EM OUTUBRO
PARA QUEM RECEBE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do NIS - Data de pagamento do benefício de outubro
1 - 25 de outubro
2 - 28 de outubro
3 - 29 de outubro
4 - 30 de outubro
5 - 31 de outubro
6 - 1 de novembro
7 - 4 de novembro
8 - 5 de novembro
9 - 6 de novembro
0 - 7 de novembro
PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do NIS - Data de pagamento do benefício de outubro
1 e 6 - 1 de novembro
2 e 7 - 4 de novembro
3 e 8 - 5 de novembro
4 e 9 - 6 de novembro
5 e 0 - 7 de novembro
PARA MORADORES DAS CIDADES ATINGIDAS PELAS CHUVAS NO RS
Final do benefício - Dia do pagamento
0 a 9 - 25 de outubro
Os beneficiários que possuem acesso à internet podem ter conferir o extrato de pagamento e outros detalhes sobre o depósito da renda no aplicativo ou site Meu INSS.
Aqueles que não têm acesso à internet devem ligar para a Central 135. Será necessário informar o número do CPF e confirmar algumas informações à atendente para evitar fraudes. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
COMO CONFERIR O EXTRATO DO BENEFÍCIO?
Além de conferir se está tudo certo com os valores da aposentadoria ou pensão por meio do extrato, o segurado pode checar ainda se há empréstimos que geram desconto
1 - Acesse o Meu INSS com o login e a senha
2 - Clique na opção "Extrato de Pagamento"
3 - Clique no mês desejado
4 - Se desejar imprimir, clique em "Baixar PDF"
Para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal também é possível usar os serviços de banco online acessando as seguintes opções:
- "Previdência Social", para o Banco do Brasil
- "Extrato Previdenciário", na Caixa
CONFIRA AS DATAS DOS PRÓXIMOS PAGAMENTOS
PARA QUEM RECEBE O SALÁRIO MÍNIMO
Final do benefício - Nov/24 - Dez/24
1 - 25/nov - 20/dez
2 - 26/nov - 23/dez
3 - 27/nov - 26/dez
4 - 28/nov - 27/dez
5 - 29/nov - 30/dez
6 - 02/dez - 02/jan/25
7 - 03/dez - 03/jan/25
8 - 04/dez - 06/jan/25
9 - 05/dez - 07/jan/25
0 - 06/dez - 08/jan/25
PARA QUEM RECEBE ACIMA DE UM SALÁRIO MÍNIMO
Final do benefício - Nov/24 - Dez/24
1 e 6 - 02/dez - 02/jan/25
2 e 7 - 03/dez - 03/jan/25
3 e 8 - 04/dez - 06/jan/25
4 e 9 - 05/dez - 07/jan/25
5 e 0 - 06/dez - 08/jan/25
QUEM TEM DIREITO?
Todos que recebem um benefício previdenciário têm direito ao pagamento mensal, na data estipulada pelo calendário anual do instituto.
COMO É FEITO O DEPÓSITO DA APOSENTADORIA?
Os valores são depositados na conta do beneficiário, seja ela aberta na hora da aposentadoria ou alguma conta-corrente ou poupança que o segurado tenha indicado.
O cidadão que tem conta-benefício deve fazer o saque do dinheiro ou a transferência. Neste modelo, não é possível usar a função débito.
Quem recebe por conta-corrente pode fazer as movimentações bancárias habituais, como pagar contas com o cartão ou por Pix, fazer transferências e demais negociações, assim como quem tem conta-poupança.
COMO SOLICITAR O PAGAMENTO DE BENEFÍCIO NÃO RECEBIDO?
Quem não recebeu o pagamento de algum benefício pode solicitar ao INSS os valores
1 - Acesse o site do Meu INSS
2 - Faça login no sistema, escolha a opção "Agendamentos/Requerimentos"
3 - Clique em "Novo requerimento", digite no campo "pesquisar" a palavra "não recebido" e selecione o serviço desejado
4 - O segurado será comunicado se for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação
5 - Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção "Agendamentos/Requerimentos"