A tarde desta quarta-feira (22) foi cheia de novidades e aprendizados para o comerciantes de Londrina e região. O Mercado em Foco, evento realizado pela Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), teve como objetivo apresentar novidades para o varejo físico e online. Com seis palestras, um painel e diversos pitches de startups, o público pode conferir novidades de fora do País, pensar em como reinventar seus negócios e ainda realizar networking durante o coffee break.
Um dos grandes destaques feitos pelos palestrantes foi a NRF (National Retail Federation), maior feira de varejo no mundo, que acontece em Washington (EUA), anualmente. Leandro Krug, especialista em gestão de negócios de varejo, franquias e e-commerce, citou cases e propôs soluções para a nova geração de consumidores. O público está cada vez mais sem tempo, com mais conteúdo para consumir, buscando por ofertas e também por serviços de qualidade. Hoje temos no mercado diversas gerações: baby boomers, geração X, Y e a nova consumidora, Z. Muitas vezes, todas elas consomem o mesmo produto ou serviço, mas o mercado precisa se atualizar para abranger cada uma.
Pensando em modernização do ponto de venda, a Vivo criou uma loja conceito do shopping JK Iguatemi, em São Paulo. José Carlos Rocha Júnior, diretor comercial na Telefónica/Vivo contou como a operadora transformou uma loja para vender serviços em uma experiência para quem busca coworking, distração, ou então experienciar novidades da tecnologia. Um espaço com design criativo, confortável, que permite aos clientes trabalharem, relaxarem com headphones e ainda utilizar a internet gratuitamente. José Carlos também citou outros exemplos de marcas que estão valorizando o PDV para conquistar o cliente e agregar ainda mais valor ao produto.
Leia mais:
Golpe do FGTS tem roubo de dados e empréstimo em nome da vítima
Prêmio de R$ 100 mil do Nota Paraná sai para Tijucas do Sul
Veja calendário do Pix por aproximação e como funciona em cada banco
Mega-Sena acumulada sorteia R$ 140 milhões nesta quinta
Everton Muffato, diretor da rede de supermercados que leva seu sobrenome, apontou que a rede se preocupa em transformar os negócios físicos. De acordo com ele, a nova loja da rede propõe uma experiência sensorial, com diferentes iluminações nas gôndolas, música, um ambiente que faça da compra um momento de prazer. O grupo também está inserido no omnichannel, ou seja, os diversos canais de venda: aplicativo, clube de descontos, loja física, loja online, entre outros.
Durante todo o evento foram apresentadas startups locais e soluções digitais para o mercado que está em constante transformação, movida, principalmente, pela tecnologia. Dos pitches apresentados foram as startups: Chkout.me, Cuke, Tad Target e Gift Wish. Fabíola Paes, desenvolvedora do ecossistema de Startups do Varejo OASISLab, apresentou as melhores startups do Brasil - sendo que diversos nomes eram do Paraná - mostrando para o público como é possível encontrar soluções eficazes por perto.
Também palestraram André Yui, CEO da Key Design, startup londrinense e Anibal Mendes, executivo do Gartner.