Se depender da disposição dos filhos para presentear, os varejistas poderão esperar um Dia das Mães com um volume bem maior de vendas do que o registrado no ano passado. Sondagem feita pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e Sebrae/PR aponta que 71,9% dos paranaenses não deverão deixar a data passar em branco. O resultado revela aumento significativo em relação a 2023, quando 63,7% dos entrevistados afirmaram ter a intenção de presentear suas mães.
Apesar do aumento de 8,2 pontos percentuais observado entre os consumidores com intenção de presentear suas mães, o tíquete médio teve uma ligeira queda, de 2%, ante o ano passado. Em 2024, os itens mais procurados deverão ficar na faixa de R$ 140. Essa redução é acompanhada por uma alta na busca por presentes com valores de até R$ 100, que representam 36,1% das intenções de compra.
Os varejistas que prepararam seus estoques para atender o aumento da demanda, mas ainda não viram o fluxo de clientes aumentar, não precisam se desesperar. Segundo a pesquisa, a compra do presente deve ficar para os últimos dias. Entre os consumidores ouvidos, 63,4% disseram que vão às compras até uma semana antes do Dia das Mães e 13,6% deixarão para comprar o presente no dia 12.
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Perfumes e cosméticos superaram, lideram a preferência dos consumidores, citados por 26,3% na pesquisa. Essa categoria ultrapassou, pela primeira vez, as roupas, bolsas e calçados, que apareceu em segundo lugar, com 24,4%. Em terceiro lugar, ficou o presente em dinheiro, escolhido por 12,4% dos entrevistados.
A sondagem também quis saber dos consumidores sobre a forma de pagamento dos presentes e o resultado mostrou que a maioria não quer se endividar para presentear suas mães. Os pagamentos à vista, no Pix ou cartão, deverão responder por 69,4% das vendas. Ainda assim, essa opção teve queda na comparação com 2023, quando 74,6% disseram que pagariam pelos presentes à vista. "No dia 5 deste mês o Pix, pela primeira vez, ultrapassou a marca de 200 milhões de transações diárias, segundo dados do Banco Central. Da mesma forma, na série histórica da pesquisa, pela primeira vez o Pix foi colocado com a forma preferencial de pagamento (37,9%)", analisou o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, em matéria divulgada no site da entidade.
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