É grande o desafio hoje de atender às necessidades humanas das pessoas e, ao mesmo tempo, usar a mais sofisticada tecnologia. Pode parecer que não, mas é. Quanto mais humano nós somos, mais tendemos a valorizar aquilo que só outro ser humano pode nos oferecer.
Isso é bastante evidente hoje em dia no setor de atendimento ao cliente, nos mais variados segmentos. Desde o setor público, até as empresas que mais investem em automação, o desafio é atender bem as pessoas, de forma que se sintam satisfeitas, sem deixar de fazê-lo em grande escala, já que a cartela de clientes precisa crescer.
A Cresol Norte Paraná vem trabalhando em um projeto chamado Cresol Conecta, que é virtual, mas com um viés humanizado. “São dois processos quando a pessoa quer ingressar na cooperativa: ele conversa com pessoas e tira suas dúvidas por meios digitais. Atualmente nós temos em torno de cinco colaboradores que fazem esse trabalho por intermédio de recomendações, feitas pelos nossos próprios clientes”, explica o superintendente da Cresol Norte Paraná Ricardo Garcia.
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Ele ainda explicou que Londrina tem um potencial muito grande, seja pelas grandes empresas que já estão instaladas aqui, seja pelas startups que estão sendo criadas e ganhando mercado e ainda pelas inúmeras possibilidades geradas pelo ecossistema de inovação, sobretudo no mercado agrícola, que é a grande vocação da cidade.
“A gente percebe que tem pessoas do interior vindo para Londrina, outras etnias de outros países, cada um com sua cultura e modo de viver. Nosso desafio é nos conectar a esses públicos e oferecer o melhor serviço para eles”, assegura Garcia.
“Nós ainda estamos descobrindo o melhor caminho para chegar no nosso cliente. Abrimos recentemente na Zona Sul de Londrina, uma região que congrega uma população de quase 100 mil habitantes, uma Sala de Negócios, que é outra inovação da Cresol Norte Paraná. É uma sala de conversação entre cooperado e cooperativa, onde é possível fazer todos os negócios financeiros da Cresol, exceto transações de dinheiro em espécie. A gente tá testando um modelo para vermos se podemos melhorar ainda mais nosso trabalho na oferta de soluções para o cooperado”, detalha o superintendente.
Esse método de inovação utilizado pela cooperativa de crédito é um dos mais recomendados no mundo. Ele preconiza que é precisa criar novas áreas dentro da firma, testar novos modelos, avaliar os resultados e realizar correções de rumo o quanto antes para que os erros não prejudiquem demasiadamente os negócios. Pode parecer simples na teoria, mas na prática não o é. Empresas já consolidadas, inclusive outras cooperativas, estão tentando implantar métodos assim, mas o processo não ocorre na velocidade pretendida.
Não por acaso, as startups crescem em ritmo avassalador: elas já são criadas a partir dessa égide. Medo de mudar é algo que não existe na mente dos empreendedores de startups. No sistema cooperativista, baseado em decisões coletivas, é ainda mais desafiador criar uma cultura assim, daí a relevância das ações inovadoras da Cresol Norte Paraná ;)
*Lucas V. de Araujo: PhD em Comunicação e Inovação (USP).
Jornalista Câmara de Mandaguari, Professor UEL, parecerista internacional e mentor de startups.
@professorlucasaraujo (Instagram) @professorlucas1 (Twitter).