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INFRAESTRUTURA

Concessionária de rodovias inicia obras no Norte Pioneiro

Simoni Saris - Grupo Folha
28 nov 2025 às 18:06

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Foto: Roberto Diziura Jr/ AEN
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A primeira obra da EPR Litoral Pioneiro na Região Norte do Paraná começa a ser executada. Uma solenidade que contou com a presença do governador Ratinho Junior, da diretoria da concessionária de pedágio, de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), além de outras autoridades, nesta sexta-feira (28), marcou o início do projeto de duplicação do trecho de 50,6 quilômetros de extensão na BR-153, entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro). O valor do investimento é de R$ 600 milhões.


No projeto de duplicação estão previstos 19 viadutos, 11 dispositivos de retorno em desnível, seis retornos em nível, cinco pontes e quatro trevos. O trecho também terá 5,62 quilômetros de vias marginais e 2,06 quilômetros de ciclovias.

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A obra está prevista em contrato e a previsão de entrega é para o primeiro bimestre de 2027. “No antigo programa de concessão, essa foi a região que menos recebeu dinheiro”, lembrou o diretor presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira. A concessionária administra o Lote 2 do programa de concessões do Estado.

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O trecho da BR-153 a ser duplicado vai do entroncamento com a PR-092, em Santo Antônio da Platina, até o bairro de Marques dos Reis, em Jacarezinho, alcançando o entroncamento com a BR-369, rodovia de acesso ao estado de São Paulo, já duplicada. A licença ambiental foi emitida pelo IAT (Instituto Água e Terra), no últmo mês de setembro, e o início da obra, disse Moreira, está de acordo com o cronograma previsto em contrato.

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O aumento da capacidade de fluxo da rodovia deverá melhorar a segurança aos motoristas que trafegam por um dos principais corredores viários do Estado

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Segundo Moreira, no ano que vem, terceiro ano de vigência do contrato da EPR Litoral Pioneiro com o governo do Estado, terá início a construção de 32 quilômetros de faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital. O trecho que será ampliado vai do Jardim Botânico até a fábrica da Renault.

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A concessionária também já iniciou os trâmites para uma outra obra bastante aguardada pelos moradores do Norte Pioneiro, a duplicação de 17,9 quilômetros da BR-369, entre Jacarezinho e Cambará. O projeto está em fase de licenciamento ambiental junto ao IAT e reuniões técnicas com as comunidades dos dois municípios foram realizadas no final de setembro.

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Essa é a primeira das três fases previstas para a BR-369 que, no total, compreendem 74,4 quilômetros de duplicações. Na sequência, no quarto ano da concessão, em 2027, deverão ser duplicados os 29,5 quilômetros entre Andirá e Bandeirantes e, no quinto ano do contrato, os 27,3 quilômetros que separam Santa Mariana de Cornélio Procópio.

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A EPR Litoral Pioneiro é responsável pela administração de 605 quilômetros de rodovias das regiões do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro do Paraná. O Lote 2 corta 27 municípios, incluindo a capital, Curitiba.


Degrau tarifário


No primeiro programa de concessões de rodovias executado pelo governo estadual, a praça de pedágio de Jacarezinho aplicava uma das tarifas mais altas do país. Em 2021, quando chegaram ao fim os contratos que vigoraram por mais de duas décadas, o valor da tarifa naquele posto de cobrança era de R$ 24. No atual contrato, o preço baixou para R$ 10,32.


Pelo novo modelo de pedágio, o contrato prevê um degrau tarifário após a finalização de cada obra prevista. Conforme o diretor presidente da EPR, no trecho entre Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, o degrau tarifário varia de 15% a 40%. “O percentual de aumento depende da proporcionalidade dos trechos. Os percentuais são variados, definidos pela ANTT”, explicou Moreira.


O governador destacou que a duplicação da BR-153 marca a virada de página de uma região que conviveu por décadas com tarifas altas e ausência de obras. “Durante mais de duas décadas, Jacarezinho teve o pedágio mais caro do País, com pista simples e sem um quilômetro de ampliação. Eu dizia que não aguentava ver São Paulo com duas, três pistas e, quando atravessava a ponte, entrar no Paraná com rodovias da década de 80. Por isso assumi o compromisso de fazer um novo Paraná, em especial na infraestrutura”, afirmou.

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Ele explicou que o novo modelo de concessão foi construído para romper com erros do passado e garantir investimentos reais. “Nós tivemos três desafios: acabar com a concessão antiga; vencer a demagogia de quem prometia baixar ou acabar com o pedágio; e evitar um projeto de pedágio barato sem obra. Desde o primeiro dia eu falei: quero preço justo, mas quero muita obra. E é isso que estamos fazendo. Em apenas um ano de concessão estamos lançando a duplicação daquilo que não fizeram em vinte anos no Norte Pioneiro", ressaltou.

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