A onda de calor que atinge Londrina desde o último domingo (17) animou alguns setores do comércio. Na última semana de inverno, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) prevê temperaturas em elevação gradual para a Região Norte, ultrapassando os 40 graus no próximo final de semana. Distribuidores de gelo, água mineral e bebidas e lojas de eletrodomésticos estão otimistas e apostam em um crescimento de até 40% nas vendas nos próximos dias.
De olho nos termômetros e na previsão do tempo, o proprietário da Gelo 1001, Misael Nabarro, mantém a produção de gelo em 80 toneladas diárias para atender os municípios do Norte, Norte Pioneiro e Noroeste paranaense, mas nos próximos dias espera um crescimento entre 30% e 40% nas vendas do produto. “A gente está vindo de um final de semana bem quente e agora o tempo firmou e deve esquentar mais. É um calor atípico. Ainda estamos no inverno, mas estamos torcendo para a previsão se confirmar.”
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Proprietário da H2O, distribuidora de água mineral, Maxsuel Florindo observou uma tendência de elevação nas vendas há duas semanas que agora começa a se concretizar. “A nossa expectativa é que aumentem, o calor e as nossas vendas, na semana que vem, com as temperaturas em torno dos 40 graus. Aumentamos nosso estoque em 30% para atender a demanda mesmo sabendo que em Londrina a gente pode viver várias estações do ano em um mesmo dia ou semana”, disse.
Na atividade desde 2019, o comerciante lembrou que todos os anos acontece um pico de calor fora de época, mas avalia que neste ano, o aumento das temperaturas está mais intenso. “E temos percebido que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade de tomar bastante água e o consumo, graças a Deus, vem crescendo.”
Se durante o dia o gelo e a água ajudam os londrinenses a aplacarem o calor, à noite o jeito é recorrer a ventiladores e aparelhos de ar-condicionado. Gerente de uma das filiais da Móveis Brasília em Londrina, Alexandre Gomes notou que a semana começou com alta na procura por esses dois itens. Entre os ventiladores, os modelos de mesa são os mais requisitados. Já entre os modelos de ar-condicionado disponíveis, todos têm boa saída, dependendo do quanto o cliente está disposto a desembolsar. “Temos estoque para atender o aumento da demanda que já é esperada para esse período do ano”, comentou o gerente.
VEJA A PREVISÃO DO TEMPO NA FOLHA DE LONDRINA.