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DESCONTOS INDEVIDOS

Aposentados do INSS têm até novembro para aderir ao acordo de ressarcimento nas agências dos Correios

Redação Bonde com assessoria de imprensa
25 jul 2025 às 15:51

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Jéssica Sabbadini
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Os primeiros ressarcimentos de valores debitados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do INSS começaram a ser pagos nessa quinta-feira (24). Os segurados podem aderir ao acordo de ressarcimento em mais de 5 mil agências dos Correios, que continuarão oferecendo o serviço até novembro. Nas unidades com maior demanda, a estatal está reforçando o atendimento para melhor acolher os beneficiários. Desde o início da ação, mais de 2,5 milhões de atendimentos já foram realizados nas agências da empresa. No Paraná, foram feitos 132,2 mil atendimentos, em 410 agências habilitadas.  
  
Com o início da fase de adesão ao ressarcimento, os Correios estão adaptando o atendimento para absorver o aumento no fluxo de pessoas. Somente na segunda-feira (21), quando foram anunciados os lotes de pagamento pelo governo federal, foram registrados mais de 150 mil atendimentos - um volume acima da média, desde o início da ação. 
  
Nas principais unidades, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. A estatal continuará atuando nos próximos meses para garantir um atendimento ágil, especialmente para quem necessita de contato presencial. 
  
Acolhimento e inclusão

O trabalho realizado nas agências dos Correios foi acompanhado de perto pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, que visitou uma unidade em Taguatinga (DF) nessa quinta-feira (24). Durante a visita, o ministro acompanhou o atendimento à beneficiária Elena Costa Freitas, que sofreu descontos indevidos em dois benefícios: aposentadoria e pensão. “Tínhamos ido até o INSS e não conseguimos resolver. Então falei para a minha mãe: ‘vamos aos Correios’. E aqui foi super rápido, super tranquilo. Demos entrada, colocaram o CPF dela e já apareceu a empresa que fez o desconto”, relatou Sheila Gomes, filha de Elena. 
  
“Foi uma parceria acertada, porque os Correios têm capilaridade, as agências estão espalhadas por todos os municípios, do país inteiro. Portanto, é uma potência em termos de distribuição. Temos expectativa de que esse índice de atendimento, que já chegou a 2,5 milhões de aposentados e pensionistas, ainda cresça bastante”, declarou o ministro Wolney Queiroz. 
  
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou a importância do acolhimento que está sendo prestado pelos atendentes da estatal em todo o país. “Estamos priorizando a atenção aos idosos. Na oportunidade, quero agradecer a todos as empregadas e empregados que estão atuando na linha de frente nessa grandiosa ação social de apoio aos aposentados e pensionistas. Seguimos disponíveis e de portas abertas para garantir mais esse direito aos segurados”, comentou o gestor. 
  
Com atendimento seguro e humanizado, os Correios seguem oferecendo, até novembro, os seguintes serviços: 
  
• Consulta sobre descontos no benefício; 
• Contestação de descontos não autorizados; 
• Confirmação de descontos autorizados; 
• Após 15 dias úteis, validação ou contestação da Resposta da Entidade Associativa; 
• Adesão ao acordo de ressarcimento. 
  
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida. 
  
Trabalho conjunto 

Em parceria com o INSS, os Correios iniciaram o atendimento aos beneficiários em 30 de maio. O serviço foi idealizado especialmente para quem tem dificuldade com canais digitais. 
  
Na primeira fase, aposentados e pensionistas puderam consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos. Na segunda etapa, foi possível verificar as respostas das entidades responsáveis pelos descontos. 
  
A iniciativa ampliou significativamente o número de beneficiários atendidos, especialmente em regiões onde o INSS não possui unidades próprias. 
  
Com mais de 5 mil agências próprias, os Correios assumiram o papel de elo entre os cidadãos e seus direitos, promovendo inclusão social e garantindo um atendimento confiável e prioritário — reforçando sua importância como braço do governo federal a serviço da população. 
  
Cuidado com golpes 

Nenhum servidor do INSS ou funcionário dos Correios está autorizado a visitar beneficiários em casa para oferecer este serviço. O atendimento é realizado exclusivamente pelos seguintes canais: 
  
  • Aplicativo Meu INSS; 
  • Central 135; ou 
  • Agências dos Correios. 
  
Em caso de dúvida, os aposentados e pensionistas devem sempre buscar os canais oficiais antes de tomar qualquer decisão. 

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