Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Comércio varejista

Mercado de varejo é reformulado para atender preferências de compras e sustentabilidade do consumidor

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
17 jan 2022 às 16:20
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O IBM IBV (Institute for Business Value), em associação com a National Retail Federation (NRF), maior associação de comércio varejista do mundo, realizou uma pesquisa global com mais de 19.000 entrevistados em 28 países em setembro de 2021 para entender melhor o novo normal do comportamento do cliente.


O estudo, chamado de “Os consumidores querem tudo”, revela as crescentes preferências dos consumidores por sustentabilidade e jornadas de compras fragmentadas entre diversos pontos de contato digitais, físicos e móveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a pesquisa, compras híbridas – misturando canais físicos e digitais nas jornadas de compras – estão aumentando à medida que os hábitos que os consumidores adotaram por necessidade durante a pandemia da COVID-19 estão se tornando rotina. Os varejistas devem ser mais ágeis para atender aos clientes onde eles estão, integrando experiências digitais e na loja.

Leia mais:

Imagem de destaque
Índice de envelhecimento

População idosa do Paraná vai superar jovens com menos de 15 anos até 2027

Imagem de destaque
Especialistas alertam

Vício em pornografia pode ser gatilho para ansiedade e depressão

Imagem de destaque
Responsabilidade do síndico

Lei obriga condomínios a contratar seguro predial, sob risco de penalização

Imagem de destaque
Cuidados especiais

Dia da Gestante: 12 dicas para uma gestação saudável e tranquila


Os dados mostram que 72% dos consumidores usam lojas físicas como principal ou parte de seu método de compra. Os principais motivos pelos quais os entrevistados optam por visitar uma loja incluem tocar e sentir os produtos antes de comprá-los (50%), escolher seus próprios produtos (47%) e obter os produtos imediatamente (43%), mas o que os compradores na loja procuram varia de acordo com a categoria do produto.  

Publicidade


Quanto às compras híbridas, 27% dos entrevistados relatam ser seu método de escolha. Os consumidores da Geração Z são mais propensos a ser um "comprador híbrido" em comparação com outras faixas etárias.


“Embora muitos consumidores pesquisados ​​ainda valorizem a experiência tradicional de compra em lojas físicas, agora eles também esperam flexibilidade para construir sua própria jornada de compra – de acordo com os comportamentos predominantes em sua faixa etária, ferramentas disponíveis e a categoria de produto que procuram comprar”, disse Mark Mathews, vice-presidente de Desenvolvimento de Pesquisa e Análise da Indústria da Federação Nacional de Varejo.

Publicidade

 

Comprando com sustentabilidade

Publicidade


O estudo mostra ainda que, desde 2020, a sustentabilidade se torna cada vez mais importante para as decisões de compra dos consumidores pesquisados e preferências de marca. O maior segmento de consumidores (44%) agora são os que escolhem produtos/marcas com base em seus valores como sustentabilidade.


O número de consumidores dispostos a mudarem seus hábitos de compra para reduzir o impacto ambiental cresceu, subindo de 57% a 62% em dois anos. E metade dos entrevistados diz que estão dispostos a pagar a mais pela sustentabilidade – até 70%. Isso é aproximadamente o dobro de 2020.

Publicidade

No entanto, há uma lacuna entre intenção e ação – apenas 31% dos entrevistados dizem que produtos sustentáveis foram a maior parte ou a totalidade de sua última compra. 

 

Publicidade

“Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis ​​em cada etapa da experiência do cliente. Ao mesmo tempo, as compras híbridas se consolidaram na maioria das categorias, principalmente em artigos para o lar e vestuário; e, embora as lojas continuem a desempenhar o papel predominante nos supermercados, as compras híbridas também estão crescendo nessas categorias", disse Luq Niazi, Global Managing Director IBM Consumer Industries. 

 

Ele acrescentou: “Apesar do impacto da COVID-19, nossa experiência com clientes mostra que muitas marcas líderes de varejo continuam transformando rapidamente as operações, a experiência do cliente e as cadeias de suprimentos com tecnologias como IA, nuvem híbrida e blockchain para ajudar a atender a essas múltiplas preferências dos clientes”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade