Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Emissões de carbono

Apenas 37% das empresas têm ações de sustentabilidade na América Latina

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 jan 2022 às 16:21

Compartilhar notícia

Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da sustentabilidade ocupar um lugar central nas estratégias de negócios, um estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que 72% das empresas possuem uma meta de emissões de carbono líquido zero. Mas, para muitas dessas organizações, existe uma lacuna entre definir metas de sustentabilidade ambiental e tomar medidas para realizá-las.

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O novo estudo, feito com quase 2.000 executivos em 32 países em indústrias orientadas para a manufatura, mostra que as organizações estão priorizando a sustentabilidade, mas também enfrentando desafios na execução de suas estratégias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tendência

Reacendendo o prazer pela pintura, geração Z faz livros de colorir crescerem em vendas

Imagem de destaque
Vivendo e aprendendo

Mercado em evolução: Como o conceito de Lifelong Learning se torna cada vez mais importante

Imagem de destaque
Tendência de crescimento

Um terço dos adolescentes terá sobrepeso ou obesidade em 2050, estima pesquisa

Imagem de destaque
Para arrasar nas festas

Cinco lugares para garantir fantasias e acessórios para o Carnaval em Londrina


Os resultados mostram que a sustentabilidade assumirá um maior destaque nos próximos 3 anos. 59% das organizações pesquisadas veem a sustentabilidade ambiental como uma de suas principais prioridades no futuro, em comparação com 38% que já mencionam como prioridade hoje.

Publicidade


No entanto, há um grande espaço entre a intenção e a ação em tornar os negócios sustentáveis. 86% das organizações pesquisadas na região possuem uma estratégia de sustentabilidade como uma de suas prioridades. Ainda assim, somente 37% das empresas na América Latina tomaram ações para atingir seus objetivos ambientais. Ou seja, apenas 49% das que veem a sustentabilidade como uma prioridade conseguem alcançar suas metas ambientais.


Um dos obstáculos é o custo do impacto ambiental. Até 7 entre 10 empresas na região antecipam que o preço das mudanças ambientais impacte negativamente seus negócios, enquanto apenas 1% considera tais mudanças como uma oportunidade positiva para seus negócios.

Publicidade


O avanço dos objetivos de sustentabilidade enfrentam ainda outras barreiras: executivos na região destacam dificuldades como barreiras tecnológicas (35%), resistência do cliente (33%), barreiras regulamentares (31%) e falta de dados/informação (29%). Além disso, a restruturação da cadeia de suprimentos, perda de competitividade no preço e maiores custos operacionais são as principais preocupações dos empresários.


Publicidade

Já como solução, a tecnologia é uma boa alternativa. Mais da metade das organizações pesquisadas na América Latina veem a IoT, os dispositivos móveis e a nuvem híbrida como essenciais para promover seus objetivos de sustentabilidade. 70% dos executivos em todo o mundo, considerados pioneiros no mercado, estão usando a nuvem híbrida para promover seus objetivos de sustentabilidade. 

 

A sustentabilidade está pronta para definir uma nova agenda corporativa e recalibrar o relacionamento entre negócios e sociedade. Ao adotar tecnologias como a nuvem híbrida e a inteligência artificial, empresas podem começar a dar o primeiro passo em direção a acelerar a transformação digital, que ajudará a alinhar seus objetivos de sustentabilidade às suas estratégias de negócio.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo