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Tradição em Londrina

Café: preço alto desafia quem vende e consome o ‘sagrado’ cafezinho

Lúcio Flávio Moura - Especial para a Folha
27 jan 2025 às 16:00

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Roberto Custodio
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Em dois pontos tradicionais da avenida Higienópolis, via em eterna reinvenção que ainda é a mais icônica de Londrina, um casal de comerciantes se orgulha de um fato inusitado: a tabela de preços do cafezinho e de todas as suas variáveis continua intacta.

 

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Tanto a Holandesa Confeitaria, com 50 anos de história, quanto o Pátio San Miguel, que completa 30 agora em janeiro, usaram a mesma estratégia e seguraram o preço final do produto, tão decantado na história de Londrina, outrora sua capital mundial.

 

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Afinal, a margem de cada xícara é bem razoável - um quilo de café coado rende 120 doses - e o volume de vendas é muito alto - a Holandesa vende 200 quilos mensais e o Pátio, 60.

 

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Mas, no fundo, a tática é não desestimular aquelas escapadas típicas dos meios das manhãs e das tardes.

 

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O cafezinho é um chamariz quase inigualável para ambos os negócios. Uma vez dentro da loja, há sempre uma boa chance do cliente se empolgar e realizar um outro consumo.

 

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O certo é que tanto Rosemeyre Mastellini de Mello quanto o marido Alexandre Alves de Mello, conhecido como Padeiro, estão muito atentos às conversas sobre a carestia de alimentos, um assunto que entrou com força até mesmo no debate político.

 

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Os suspiros indignados dos brasileiros ao passarem pelas gôndolas nas quais repousam os pacotes de café nos supermercados já estão se transferindo para os balcões, onde copos americanos e copos caninhas, xícaras grandes ou pequenas, já simbolizam a silenciosa crise de poder aquisitivo da classe média.


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Preço alto desafia vendedores e consumidores do ‘sagrado’ cafezinho
Entenda como a alta dos preços do café afeta consumidores e comerciantes em Londrina, com insights de especialistas e dados de mercado.


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