A 26ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, feita no último domingo (19), levou uma multidão para a Avenida Paulista e movimentou a economia da capital nos dias que antecederam o evento. De acordo com a pesquisa Perfil e Satisfação de Público Parada LGBTQIA+ 2022, feita pelo Observatório do Turismo de São Paulo, o gasto médio do turista na cidade, por pessoa, foi de R$ 1.881,84 - 15,1% a mais que em 2019 (R$ 1.634,20). Já o gasto médio no evento, por pessoa, foi de R$ 132,30 - 7,5% a mais que 2019 (R$ 123). A pesquisa ouviu 1.223 pessoas no dia do evento.
A festa, que contou com 19 trios elétricos e
a participação das cantoras Pabllo Vittar, Luiza Sonza, Jojo
Todynho e Gretchen, entre outras, e não contou com nenhum registro de
incidente grave durante sua realização. O desfile seguiu da Avenida
Paulista até a Praça Roosevelt.
A pesquisa mostrou que a porcentagem de turistas passou de 40% do total de participantes - 12,3% eram de cidades da região metropolitana de São Paulo e 14,5% do interior do estado. Turistas de outros estados totalizaram 13,6%, vindo a maioria de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e Santa Catarina. O evento contou ainda com 0,7% de turistas estrangeiros. Segundo a pesquisa, 58,9% dos presentes eram moradores da capital paulista.
Quase 40% do público esteve no evento pela
primeira vez este ano, 50,1% participaram da Parada em 2019 e 10,2%, nos
anos anteriores.
Perfil
Quanto à orientação sexual dos
participantes, 37,4% se declararam gays, 19,1% heterossexuais, 18,6%
lésbicas, 18,3% bissexuais, 4,7% panssexuais. Quanto à identidade de
gênero 86,3% se disseram cisgênero, 5,4% não-binários, 3,6% homem trans,
2,4% mulher trans e 2,3% travesti.