Na próxima segunda (7), os eleitores que chegarem a uma loja do Burger King com o comprovante de votação na eleição de 2024 vão ganhar um pacote de batata frita ou de onion rings tamanho médio. O comprovante não ficará retido.
Leia mais:
Por erro em divisa, Paraná pode perder território para Santa Catarina
Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
Fila do INSS sobe 445 mil em três meses e alcança patamar de 1,8 milhão
A promoção vale apenas na segunda-feira em 693 das cerca de 1.000 lojas operadas pela rede em todo o país e não está atrelada a nenhuma compra, basta apresentar o comprovante de votação.
A ação "O BK quer comprar o seu voto" faz parte da campanha "2 por R$ 25 & Confirma", que começou em setembro com o lançamento de nove filmes, nos quais a rede de fast-food brinca com o formato tradicional das campanhas eleitorais, usando candidatos e partidos fictícios para promover o sanduíche Whopper. A ação é assinada pela agência David.
"A nossa 'campanha eleitoral' termina nesta quinta (3), assim como o horário eleitoral gratuito. E aí começa a nova campanha para incentivar os consumidores a comparecerem às urnas", disse à Folha Igor Puga, vice-presidente de marketing da Zamp, responsável pela vendas das franquias do Burger King no Brasil.
Segundo Puga, segunda-feira é o dia com menor movimento nas lojas. "A campanha é uma chance de unir as duas coisas: fazermos uma promoção para aumentar as vendas, ao mesmo tempo em que falamos de uma coisa séria -a abstenção nas eleições tem sido muito alta, chegou a 31 milhões de eleitores em 2022", afirma.
Conforme os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o índice de abstenção atingiu 23% no primeiro turno de 2020, durante a pandemia de Covid-19, o maior índice para pleitos municipais dos últimos 20 anos.
A expectativa da rede é distribuir 200 mil pacotes de onion rings e batatas fritas. A promoção está limitada a 150 CPFs por loja. "O limite é mais por uma questão logística, não dá para armazenar mais do que isso por loja no dia", diz Puga. "Mas enquanto tivermos batatas e onion rings, vamos distribuir."
A rede disponibilizou uma lista das lojas que não vão participar da promoção, que são minoria em comparação às 685 próprias e 8 franqueadas que aderiram à ação. A lista das não participantes pode ser consultada aqui.
A ação deste ano será veiculada entre 3 e 7 de outubro em redes sociais e na TV aberta, com destaque para as exibições no domingo (6) nos intervalos do Fantástico, da TV Globo, e do Domingo Espetacular, da Record. A campanha contará também com peças de mídia exterior em São Paulo.
Não é a primeira vez que o Burger King adota o tema das eleições em suas campanhas. No pleito de 2018, a rede de fast-food convidou os consumidores a experimentarem um sanduíche recheado apenas com cebola e maionese.
"Este é o Whopper em branco, um sanduíche com ingredientes escolhidos por outra pessoa e, quando alguém escolhe no seu lugar, não dá para reclamar do resultado", dizia a campanha, que se posicionava contra o voto em branco.