Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estrategia de marketing

Procon-SP pede explicações do McDonalds por sumiço do McFish

Tamara Nassif - Folhapress
21 fev 2024 às 09:02

Compartilhar notícia

- Divulgação/McDonald's
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon-SP notificou o McDonald’s nesta terça-feira (20) pelo sumiço do sanduíche McFish, cuja campanha de relançamento levou a críticas nas redes sociais.


A gigante de fast-food terá de informar até quinta-feira (22) as quantidades produzidas e entregues do lanche de peixe empanado, as condições da oferta anunciada ao consumidor, quais razões levaram ao esgotamento do estoque e se há previsão de reestabelecimento do produto no cardápio fixo da rede.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O McFish, descontinuado pelo McDonald’s em 2019, foi relançado em 6 de fevereiro e esgotou em três dias. Mesmo quem comprou o sanduíche na pré-venda enfrentou dificuldades para resgatar o produto até a data final da campanha, no domingo (18). Em alguns casos, foi preciso marcar horário para retirar o lanche em restaurantes indicados.

Leia mais:

Imagem de destaque
'A gente sabia que não era boa ideia'

Todos que participaram da delação correm risco, diz ex-advogado de empresário morto

Imagem de destaque
Mascotes

Caixa relança campanha histórica dos "Poupançudos" para reforçar crédito imobiliário

Imagem de destaque
Entenda

Por erro em divisa, Paraná pode perder território para Santa Catarina

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

O Procon-SP espera que a rede explique como lidou com clientes que não conseguiram retirar o lanche, mesmo após a compra na pré-venda.

Publicidade


Além disso, espera detalhes sobre como os consumidores estão sendo atendidos e quais foram os canais de atendimento disponibilizados, "dentre outras informações relevantes para o entendimento da situação", segundo a nota enviada à imprensa.

Procurado, o McDonald's afirmou, em nota, que esclarecerá os pontos solicitados pelo Procon-SP.

Publicidade


De acordo com Roberta Campos, professora de marketing e comportamento de consumo na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a empresa praticou o chamado "marketing de escassez" -isto é, quando a oferta limitada de um produto ou serviço gera desejo e senso de urgência nos consumidores.


"É usar um produto que era de nicho, mas muito nostálgico para um público pequeno, e criar uma dinâmica de antecipação", diz.

Publicidade


O problema é que a oferta não contemplou a demanda, e a rede de fast-food enfrentou queixas de consumidores que tentaram comer o sanduíche, mas não conseguiram.


Para advogados consultados pela reportagem, a falta do produto ofertado fere o Código de Defesa do Consumidor.

Publicidade


A situação pode ser enquadrada como publicidade enganosa, prática considerada abusiva, na leitura de Gabriel de Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania).


"Está claro o descumprimento da oferta. Quando há oferta e não há o cumprimento, há a possibilidade de o consumidor que se sentir lesado fazer com que o fornecedor a cumpra, até mesmo judicialmente."


Em nota, o McDonald's disse que, "na venda antecipada, a marca registrou números acima do esperado, que cresceram com a abertura das vendas oficiais, principalmente em São Paulo, e durante toda a campanha, a empresa solucionou as dúvidas dos consumidores via SAC e redes sociais e segue à disposição em seus canais oficiais".


A empresa afirmou que "reitera ainda seu respeito aos clientes e ao Procon e esclarecerá os pontos solicitados pela entidade dentro do prazo concedido".


Imagem
Motociclista de aplicativo é condenado por litigância de má-fé em processo contra posto de gasolina
Um entregador de aplicativo foi condenado a para uma multa de cerca de R$ 4 mil, após a Justiça do Trabalho ter rejeitado o vínculo de emprego com um posto de combustíveis que se utilizava de aplicativos para vender seus produtos
Imagem
OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo
A OMS (Organização Mundial da Saúde) voltou a alertar para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. "Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo"
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo