Duas das três principais companhias aéreas brasileiras oferecem uma verdadeira ajuda num dos momentos mais difíceis que um ser humano pode viver, o luto. A Latam e a Gol disponibilizam descontos de até 80% no valor da passagem para quem comprovar a perda ou a doença grave de um familiar próximo.
O benefício ainda não tem muitos adeptos, visto que é pouco explorado no país. Mas a tendência, segundo as companhias, é que a ação se popularize à medida em que novas pessoas saibam da novidade. Veja a seguir como funcionam os descontos.
Gol
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A Gol oferece desconto de 80% somente em casos de morte. De acordo com a assessoria de imprensa da companhia aérea, os familiares abrangidos são pai, mãe, filho e cônjuge.
A empresa ainda ressalta que o valor diferenciado é exclusivo para passageiros diretos, ou seja, aplica-se apenas a passagens compradas diretamente com a companhia. O desconto não está disponível para agências de viagem.
Para adquirir a passagem com preço reduzido, é preciso entrar em contato com a companhia pelos canais oficiais de comunicação em posse da documentação necessária.
Caso já tenha adquirido a passagem, o solicitante pode pedir reembolso correspondente ao desconto em até sete dias após o falecimento. A aprovação ou o indeferimento está sujeito à análise das informações fornecidas.
Os documentos exigidos são: certidão de óbito original e documentação legal original que comprove a relação familiar. O desconto de 80% é aplicado apenas sobre o valor da tarifa. As taxas aeroportuárias, serviços contratados e outras tarifas não têm dedução.
A Gol também esclarece que a assistência é válida somente em voos nacionais.
Latam
A Latam oferece uma gama ainda maior de opções. A empresa, além do desconto de até 80% para quem perdeu um familiar, também possibilita a dedução para casos de hospitalização de parentes próximos. Vale ressaltar, que diferentemente da Gol, a Latam admite como parente próximo cônjuges, avós, filhos, netos, pais, cunhados, irmãos, tios, primos, sobrinhos, sogros, nora e genro.
Segundo a assessoria de imprensa da companhia, são avaliados pontualmente "cada caso mediante comprovação da emergência". Em cada situação, são solicitados documentos para verificar o grau de parentesco e também atestado de óbito ou de internação. Além disso, a viagem deve acontecer no máximo sete dias após o evento.
Desde março de 2023, o desconto oferecido é um percentual sobre a tarifa disponível no momento da emissão, sendo válido somente para a cabine Economy. Para fazer a solicitação, o cliente pode entrar em contato com a central de vendas e serviços da empresa.
Azul
A Azul foi questionada pela reportagem sobre o desconto oferecido pelas outras empresas do setor. Em nota, afirmou que "não oferece, no momento, esse tipo de serviço".
'Não achei burocrático'
O professor Nilson Machado foi uma das milhares de pessoas que tiveram acesso ao benefício. Ele ressalta que não achou o processo burocrático, quando, em 2019, precisou sair de Trindade (GO) para ir ao velório da sua avó em Santa Luzia do Pará (PA).
"Quando a minha avó faleceu, eu fui atrás para ver como funcionava. Entrei em contato com a empresa. Na época fui com a Latam. Perguntei como funcionava e a atendende me orientou. Falou que, se eu tivesse a certidão de óbito, poderia ir direto ao guichê do aeroporto e eles já venderiam a passagem com o desconto.
Machado conheceu a assistência emergencial pelas redes socias. "Não teve burocracia. Só precisei mandar o documento dentro do prazo e logo me responderam. Eu achei bem rápido", destaca.
Ele relembra que os documentos foram requisitados para validar o processo, mas, como não tinha a certidão de óbito em mãos, precisou optar por ter o dinheiro devolvido depois de um certo tempo.
"No meu caso, eu não tinha a certidão. Então, eles falaram que eu poderia comprar a passagem no cartão de crédito. Me deram um prazo para enviar a documentação pelo e-mail, para comprovar que era a minha avó que havia falecido. Eu mandei uma cópia da certidão de nascimento", conta.
O professor ficou satisfeito com a dedução nas passagens. "Eles extornaram no cartão de crédito o valor do desconto, que foi de mais de 70%. Inicialmente, eu paguei cerca de R$ 1,5 mil e, no final, ficou R$ 400. Foi bem significativo na época", conclui.
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