Falando de Literatura

UM CONTO DA ÍNDIA (O TIGRE)

11 jun 2009 às 12:14

Um tigrezinho foi criado entre ovelhas. Naturalmente que, com o tempo, esquecido de sua própria natureza, aprendeu a dar balidos e a se alimentar de capim. Ele achava que era uma ovelha e fazia parte do rebanho.

Um dia, o rebanho foi atacado por um tigre. As ovelhas corriam medrosas e o tigrezinho também procurou um lugar para se esconder. Para aumentar seu medo, viu que estava sendo perseguido pelo felino. O pequeno, muito assustado, só pedia ajuda com fortes balidos.


– Por que está com as ovelhas?
– Eu sou uma ovelha – respondeu o tigrezinho.
– Não, você não é uma ovelha. Você é como eu, você é um tigre.
– Não, eu sou uma ovelha - teimava o jovem.


Então, velho tigre levou o pequeno até um espelho de água e falou:
– Olhe seu rosto na água, você é como eu. Você é um tigre.
E, por primeira vez, o tigrezinho viu seu verdadeiro rosto.

Algumas das perguntas que a filosofia indiana faz ao homem: Quem é você? Qual é sua verdadeira natureza? Ovelha ou tigre?


Continue lendo