A palavra timidez deriva do latim "timideus", que significa medroso, receoso, covarde, com pouco ânimo.
O tímido é inseguro, sua autoconfiança é mínima. Sente medo de errar. Teme a opinião alheia. Precisa de estímulo e de aprovação para sentir-se amparado. Sob o olhar dos outros fica acanhado, apreensivo e temeroso.
A timidez foi definida como "obsessão paralisante" porque o tímido vive atormentado pelos seus próprios pensamentos de inaptidão, idéias debilitantes, por exemplo: eu não sou capaz, eu não posso, ninguém gosta de mim, nem eu mesmo. Esses pensamentos autodestrutivos reduzem a capacidade de ação e criam um estado emocional caracteriza, como já falamos, pela incerteza, ansiedade e medo.
A timidez é um medo social. Por que o inibido teme os outros? Porque acha que estão sempre observando-o com uma atitude crítica, para condená-lo ou rejeitá-lo.
Mas tímido pode diminuir sua timidez adotando algumas mudanças de comportamento, como veremos na próxima matéria.
Do livro: Vença a timidez, Isabel Furini – Editora Record, 1995 (2° edição).