Falando de Literatura

Redação para o vestibular - "Dicas" para vencer o monstro

16 ago 2009 às 09:04

A redação é um "monstro de sete cabeças" para muitos estudantes. É preciso preparar as armas para vencer.

Algumas "dicas" para os vestibulandos:


* Seja claro e organize bem as ideias. Lembre-se de que uma redação exige coerência. As ideias devem estar bem concatenadas.


* Cuidado ao usar arcaísmos, gírias, termos científicos, regionalismos. Em linhas gerais são desaconselháveis. Use exemplos do cotidiano, mas de maneira criativa.


* Cuidado com as metáforas que se tornaram lugar comum. Evite o piegas.


* Evite a subjetividade: "na minha opinião", "eu acho", "eu suponho", "eu penso".


* Figuras de linguagem? Se você é capaz de usá-las adequadamente, pode fazê-lo, por que não? Alguns acham que estão fora de moda. O que passou de moda são as figuras românticas, carregadas, desgastadas. Mas evite o uso exagerado, pois tornam o texto artificial.


* Pode escrever algumas linhas a mais, porém não exagere! Os professores preferem "qualidade à quantidade".


* Alguns alunos tentam enganar e escrevem com letra gigantesca ou deixam espaços vazios nas laterais para terminar mais rápido ou para preencher a folha. Essas artimanhas não dão bom resultado.


* Use o gerúndio com cuidado. Nunca com o verbo no futuro. É correto dizer: estou amando, mas é incorreto dizer: estarei amando.


* A língua portuguesa é muito rica, não repita palavras desnecessariamente.


* Lembre: letra legível. Iniciar as frases com maiúscula. E texto limpo (nada de pequenos desenhos, nem de coraçãozinhos sobre a letra i ou sobre a letra j, para agradar, porque produzem a reação contrária).

E boa sorte!...


Continue lendo