Paulo Coelho é uma figura polêmica do mundo a literatura. Amado e odiado. Considerado herói solitário por alguns e escritor de assuntos superficiais, por outros.
Uma característica que admiro no escritor é sua coragem. Ele não tem medo de entrar numa briga, como foi no caso do prêmio Jabuti 2010. Coelho escreveu no Twitter:
"Prêmio literário ‘Jabuti’: anda devagar,
prestígio só dentro do casco (intelectualóides),
nunca vendeu livros."
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Para quem não lembra do caso, foram vencedores do Jabuti em 2010, na categoria romance:
1º SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA, Editora Record, de Edney Silvestre
2º LEITE DERRAMADO, Companhia das Letras, de Chico Buarque.
Edney Silvestre ganhou o primeiro lugar na categoria romance, mas o grande prêmio que é o de Livro do ano de Ficção, ficou para o segundo colocado da categoria romance, "Leite Derramado".
Parece uma representação do paradoxo da modernidade! Lembra a frase de Heráclito: Somo e não somos.
O segundo lugar em uma categoria, fica em primeiro como Livro do Ano.
Sergio Machado presidente do Grupo Editorial Record não podia aceitar essa decisão, reclamou contra o processo, contra o conceito, a concepção do prêmio. E o Paulo Coelho comprou briga alheia e disse o que realmente pensava do Jabuti.
É importante lembrar que Paulo Coelho é uma das personalidades mais influentes no Twitter no Brasil, e está entre as 200 personalidades mais influentes do Twitter no mundo. Sua frase: " (Jabuti) prestígio só dentro do casco (intelectualóides)"... ficará na história. Muito lembrarão dela, a frase será citada muitas vezes seja para fortalecer esse conceito, ou seja para combatê-lo.
Paulo Coelho, incólume, segue o seu caminho...