Em um dos livros de Ernesto Sábato, "El Túnel", existe uma metáfora inesquecível, relcionada com o título do livro.
Todas as pessoas estariam em túneis de vidro. Podem ver outras pessoas, falar com elas, mas estão impossibilitadas de uma comunicação mais profunda. Separadas ontologicamente umas das outras; fato que nega a possibilidade de uma união verdadeira.
Pensamos que esse isolamento é visível na época da globalização (da depressão e da solidão) e que o amor, ainda que por um breve momento, liberta o ser humano dessa espécie de maldição e faz desaparecer o túnel onde está isolado. O amor possibilita a comunicação entre duas pessoas, ajuda a superar as limitações que o ego impõe e, dessa comunicação, podem surgir experiências maravilhosas.
Quando amamos é como se uma explosão de sentimentos nos tornasse mais plenos, transmudando o eu em nós, demolindo as paredes do túnel.