Falando de Literatura

Menino Em Aula De Balé?

31 dez 1969 às 21:33

Nessa escola, como geralmente acontece, as meninas freqüentavam aulas de balé e os meninos, aulas de esportes como futebol ou artes marciais.

Um dia, Darcísio, o ruivo sardento entra na aula de balé. A professora, gentilmente, solicita que ele se retire.


– Eu também quero fazer balé – disse o menino.


– A professora fica impressionada pela coragem do rapaz e o deixa participar da aula.


Um aluno da terceira série olha pela janela e o que vê o faz soltar um grito.


– Rapazes, tem um menino nas aulas de balé...


Foi uma algazarra. Todos gritando:


– Mexe o pé, Mariquinha.


– Dá um pulo, Mariquinha.


Risos e gritaria. Adriano, da oitava série, aproxima-se curioso com os gritos. Quando vê o ruivo dançando balé, um sorriso apareceu em seu rosto.


Ele é colega de sala... eu acho que seria melhor vocês ficarem de boca calada. Você são tolos? Querem apanhar? Esse é Darcísio, ele é faixa preta.


– Ele é? – Perguntou assustado o menino magricela.


Nesse momento, Darcísio saía da aula e perguntou:


– Quem estava gritando? Quem quer mexer comigo? Qual de vocês vai encarar?


A turma foi recuando.


– Ei, magrinho, era você que estava gritando: Mexe o pé, Mariquinha.


– Não... sim... não... não... eu não sabia que você era faixa preta.


– Eu sou.


– E faz aulas de balé?


– Balé dá flexibilidade aos movimentos de karatê. A próxima vez que alguém abrir a boca e comentar alguma besteira sobre mim ou sobre as aulas de balé, vai se arrepender.

Na próxima aula de balé, a professora ficou surpresa. Havia sete rapazes na porta da sala esperando-a. Queriam iniciar as aulas.


Continue lendo