CRÔNICA
Num debate entre duas pessoas, uma delas compara Papai Noel com deus.
- Da mesma forma que crianças nutrem esperanças na magia do natal e no bom velhinho que lhes dará presentes, os adultos acreditam numa figura paterna mágica que está sempre cuidando deles e lhes reserva um mundo perfeito e feliz para depois da morte.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
O outro então lhe pergunta:
- Mas você não se incomoda com a ideia de não existir algo a mais além da nossa vida?Você só diz isso porque ainda não perdeu ninguém importante.
- Incomodar é claro que incomoda, mas quer evidência maior para o fato de que essas ideias não passam de mitos, do que o nosso próprio desejo? Em praticamente todas as culturas humanas há algum tipo de crença relacionado a vida após a morte, como o Tártaro dos gregos, o inferno e o paraíso dos cristãos e o mundo dos mortos guiado por Anúbis dos egípcios. Basta ver como os humanos são, junte o medo, a esperança e a criatividade, que teremos uma nova religião.
Crônica do artista plástico e professor Gustavo Cardoso Melo.
Gustavo Cardoso Melo participará da exposição "Natal, viagens e fantasias.
Vernissage 12 de dezembro, 19 horas, no SESC Água Verde, Av. República Argentina, 944. Curitiba.