Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Antigos prédios de Curitiba - (1) Paço da Liberdade

10 mar 2010 às 00:15

Compartilhar notícia

Isabel Furini - Fotógrafa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Qual a importância do Paço da Liberdade – ou Paço Municipal – para a cidade de Curitiba?
Sua história faz parte da história da cidade. Inicia em 1914, quando em seu segundo mandato, o prefeito de Curitiba, engenheiro civil Cândido de Abreu, iniciou a construção de uma nova sede da municipalidade, no antigo Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques.


No local havia funcionado o Mercado Municipal de Curitiba desativado em 1912. Foi preciso destruir o velho Mercado, mas foram conservadas suas paredes externas e utilizadas como tapume para a nova obra – uma técnica inédita em Curitiba, moderna para construção civil da época.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


O palacete, caracterizado como neoclássico e art-nouveau, abrigou a prefeitura desde sua inauguração em 1916 até 1969, ano em que a Prefeitura mudou para o Centro Cívico. O prédio ficou vazio até 1974, quando foi instalado no local o Museu Paranaense. Em 2002 o Museu é transferido para o Palácio São Francisco e o predio ficou novamente vazio. O Paço Municipal, essa jóia da arquitetura do principio do século XX, foi alvo de atos de vandalismo.



Isabel Furini - Fotógrafa
Isabel Furini - Fotógrafa


Com o firme propósito de devolver um lugar de prestigio na cidade, porque é parte de sua história, o empresário Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná, SESC SENAC, tomou a decisão de recuperar o Paço da Liberdade para a população. Solicitou o prédio para fins culturais através do SESC Paraná e assinou um documento com a prefeitura de Curitiba.

Publicidade


A cuidadosa restauração envolveu profissionais de várias áreas.


O Paço Municipal foi reinaugurado em 2009, e já está aberto para o público que pode participar de atividades culturais no local histórico ( biblioteca, sala para palestras, sala de cinema, divisão de teatro, artes, pintura, livraria e outros espaços).

Cadastre-se em nossa newsletter



Isabel Furini - Fotógrafa
Isabel Furini - Fotógrafa


A beleza do prédio atrai os turistas que se deleitam observando os detalhes das paredes.

Isabel Furini (Fotógrafa)
Isabel Furini (Fotógrafa)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas