Falando de Literatura

A POLÊMICA DOS BEST- SELLERS!..

31 dez 1969 às 21:33

Ler ou não ler best-sellers? Eis a questão!... A polêmica é longa e acirrada. Amantes de detratores dos best-sellers se enfrentam na arena.
Há pessoas que sentem orgulho em ler best-sellers, outras sentem vergonha e o escondem no quarto para deleitar-se lendo algumas páginas antes de dormir, e ainda há aqueles que odeiam os best-sellers, mas odeiam mesmo!... Jamais lêem.

Alguns leitores declaram que esses livros ocupam espaços nas prateleiras das livrarias que poderiam ser ocupados por livros de maior valor literário, pensam que se não existissem os best-sellers as pessoas passariam a ler Ulisses ou Grande Sertão Veredas.


Estamos de acordo em que os livros populares ganham os lugares mais visíveis e destacados das livrarias e que, se fossem colocados outros livros nesses locais, ficariam em destaque, o que aumentaria suas chances de vendas. Mas também devemos entender que existem vários tipos de leitores.


Uma pessoa acostumada a uma leitura rápida e descomprometida como um best-seller, raramente vai gostar de livros com maior profundidade, como o Ulisses de Joyce ou Vidas Secas de Graciliano Ramos. O importante é entender que os leitores procuram coisas diferentes quando escolhem livros de ficção, uns procuram conhecimentos sobre a vida, análise profunda de personagens e de situações, enquanto outros só querem um momento de entretenimento, algo que os tire da monotonia do cotidiano.


Luiz Fernando Veríssimo disse, em uma palestra, com seu humor característico, que é bom as pessoas entrarem nas livrarias para comprar best-sellers, pois, de repente, um livro dele pode estar ao lado e a pessoa pode adquiri-lo também.
O best-seller é só leitura para entretenimento e, desse ponto de vista, é um passatempo sadio.


Então, a próxima vez que escutemos alguém comentar: "estou lendo um best-seller", talvez você e eu (que nos deleitamos com Proust, Borges ou Machado de Assis) poderíamos ser mais condescendentes e, em vez de perguntarmos como alguém pode ler um livro desses, possamos começar a pensar: bem, ao menos ele lê alguma coisa, é melhor do que nada.

Porque ler é sempre uma maneira de enriquecer nosso mundo, você não acha?


Continue lendo