Além dos títulos da Libertadores e do Mundial, o ano de 2012 ficará marcado na história do Corinthians pelo recorde de faturamento. O clube termina a temporada com R$ 340 milhões de arrecadação. "São R$ 50 milhões a mais do que em 2011, maior faturamento até então", explica o diretor financeiro do Timão, Raul Correa.
A grande fonte de receita alvinegra nesta temporada foi a televisão. O contrato em vigência com a Globo e as luvas pela renovação renderam R$ 160 milhões, que equivalem a 47% da arrecadação total.
Na sequência, aparece o patrocínio da camisa, com R$ 60 milhões desse total, a Nike é responsável por R$ 45 milhões, sendo R$ 30 milhões como prêmio pelo contrato de dez anos assinado há dez dias.
Bilheteria, com R$ 45 milhões, e licenciamento de produtos, com pouco menos de R$ 30 milhões, completam a relação das principais fontes de renda em 2012.
De acordo com Raul Correa, a venda de jogadores para o exterior garantiu só R$ 27 milhões ao Timão em 2012. Os maiores negócios foram as transferências do meia Alex, do zagueiro Leandro Castán e do atacante Willian.
O São Paulo também não ficou atrás em termos de arrecadação e esteve perto de vencer a batalha com o Corinthians pelo maior faturamento de 2012. O clube fechou o ano com R$ 312 milhões de receita.
Detalhe: os R$ 88,3 milhões da venda de Lucas só chegam em 3 de janeiro, portanto, serão contabilizados em 2013.
Em meio ao alto faturamento tricolor, dois setores tiveram rendimento inferior ao que fora orçado: as categorias de base e os shows no Morumbi. Até por isso, o São Paulo precisou deslocar R$ 34 milhões de sua receita para equacionar esses e outros dois segmentos.
Fonte: Blog do Jorge Nicola - Diário SP