As compras online já fazem parte do cotidiano da maioria das pessoas, em diversos setores. No segmento automotivo, essa digitalização ainda não aconteceu, já que a comercialização de automóveis continua apresentando alta dose de complexidade e falta de transparência. Neste contexto, o que precisa mudar para que uma pessoa possa comprar um carro de forma 100% online?
Hoje, no Brasil, existem 21 marcas que concorrem na venda de carros leves e quatro mil concessionárias oficiais que distribuem esses veículos aos clientes finais. Segundo a Karvi, plataforma internacional de vendas de carros, 95% dos clientes passam mais de quatro horas procurando informações sobre carros na internet, 80% combinam pesquisa on e off-line, 40% comprariam um carro de forma online e 5% dizem que nem precisam ver o carro fisicamente para fazer a compra.
"A indústria automobilística precisa mudar”, afirma Matías Fernández Barrio, CEO e cofundador da Karvi.
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Analisando este cenário, a Karvi elencou cinco tendências para o futuro das vendas online de carros.
1. Processo de compra mais fácil
Para facilitar a compra, as empresas precisarão disponibilizar mais conteúdo no estágio de descoberta do produto e fornecer informações claras e transparentes na fase de transação, incluindo a retirada de carros usados como parte de pagamento. Inspirados em sistemas já usados em videogames, as tecnologias automotivas passarão a ser baseadas em experiências de realidade aumentada e virtual, possibilitando que, em poucos cliques, o comprador visualize opções de cores, equipamentos e especificidades mecânicas.
2. Estoque integrado em tempo real
Assim como acontece com hotéis e passagens aéreas, os carros que estão em estoque no terminal ou em cada uma das concessionárias serão refletidos 100% em tempo real nas plataformas digitais.
3. Os preços terão referências específicas
O cliente saberá exatamente os valores médios que são pagos por cada versão, em cada cidade. Não haverá custos ocultos e surpresas na hora de fechar o negócio.
4. Test drive em casa
Os clientes poderão testar os carros em suas próprias casas e devolvê-los sem nenhum custo. Isso vai inspirar mais confiança para a transação digital. A customização do test drive também ganhará uma nova perspectiva, unindo a praticidade do celular e a imaginação do público, proporcionando uma pré-visualização do carro em casa ou no trabalho.
5. Serviços agregados
Financiamento e seguro serão integrados à proposta, levando em consideração as informações de cada pessoa, ou seja, propostas financeiras sob medida.
Historicamente, as montadoras competiam principalmente pelos avanços e tecnologia de seus veículos. Já as concessionárias, pela cobertura geográfica e presença física nas lojas. Hoje, mais do que nunca, um novo caminho começa a ser trilhado. A grande diferença é que agora as regras do jogo são definidas pelo consumidor digital