As picapes médias e grandes seguem o ritmo do agronegócio e passam por um processo de renovação em meio a pandemia de Covid-19. O segmento se mantém estável em um mercado que registra retração.
As vendas de carros de passeio e veículos comerciais leves tiveram queda de 30,9% na comparação entre outubro de 2019 e de 2020. O número é da Fenabrave, que representa as distribuidoras de veículos.
No mesmo período, a perda entre as picapes de maior porte é de apenas 3,5%, o que indica uma recuperação bem mais rápida das vendas. As montadoras agradecem: trata-se de um segmento mais rentável que o de carros compactos.
Leia mais:
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Chevrolet S10.
A Chevrolet S10 chega à linha 2021 com Wi-Fi, recurso que melhora a recepção do sinal de internet. A montadora percebeu que os empresários do campo comandam os negócios por meio de tablets e smartphones e, para isso, precisam de conexão estável.
A Ford segue outras duas demandas dos compradores de picape: conforto e segurança. A Ranger ganhou suspensão menos rígida e sete airbags a partir da versão XLS, que custa R$ 156,9 mil. A versão High Country da picape Chevrolet (R$ 213,3 mil) tem motor turbodiesel com 200 cv de potência. O câmbio é automático, com seis marchas.
O modelo da Ford tem conjunto mecânico semelhante ao da S10, até a potência é igual. A versão Limited avaliada custa R$ 229,2 mil e tem até piloto automático adaptativo. Basta o motorista acionar o sistema para que o veículo siga o ritmo do trânsito, sem que seja necessário acionar os pedais do freio e do acelerador.
Em outubro, S10 e Ranger ocuparam, respectivamente, a primeira e a terceira posições no ranking de vendas de picapes médias. Entre elas está a Toyota Hilux. A linha 2021 da picape de origem japonesa já está sendo produzida na Argentina.
O motor turbodiesel ganha potência e chega a 204 cv, ultrapassando por pouco as concorrentes.
Volkswagen Amarok.
Entretanto, quando o assunto é potência, nenhuma outra supera a Volkswagen Amarok. A linha 2021 chega a 258 cv na versão V6, vendida por R$ 243,3 mil.
Mas a escalada de potência dos modelos a diesel pode incomodar a empresas que precisam de um utilitário desse porte para o usi urbano e não querem carregar a imagem de poluidores. É aí que se encaixa a JAC iEV330P.
Produzida na China, a picape elétrica tem autonomia para rodar cerca de 300 km com uma carga completa, o suficiente para um dia de trabalho nos grandes centros.
A potência da JAC equivale a 177 cv. O modelo chinês voltado para o trabalho custa R$ 289,9 mil.