Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuidados com veículos

Uso até acabar? Por que rodar pouco traz muitos problemas ao seu carro

Alessandro Reis - Folhapress
12 nov 2023 às 11:30

Compartilhar notícia

- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitos pensam que a baixa quilometragem é um atributo que só valoriza um carro.


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Porém, o pouco uso pode causar sérios problemas ao veículo e gerar gastos elevados com oficina mecânica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Evite dor de cabeça

Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila

Imagem de destaque
Análise

Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política

Imagem de destaque
Análise

Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica


Isso acontece porque os carros, como outras máquinas, foram feitos para rodar, e sua longa inatividade exige cuidados especiais.

Publicidade


Colecionadores de automóveis sabem muito bem disso.


Confira a seguir duas situações que, à primeira vista, parecem benéficas, mas não fazem bem à saúde dos carros.

Publicidade


NÃO RODE SEMPRE COM MOTOR FRIO


Publicidade

Se você mora perto do trabalho e usa o automóvel para percorrer poucos quilômetros por dia, isso pode ser um problema.


Segundo Erwin Franieck, mentor de tecnologia e inovação em engenharia avançada da SAE Brasil, o motor precisa atingir determinada temperatura para o calor expandir os componentes internos e, assim, proporcionar condições ideais de funcionamento e lubrificação.

Publicidade


Usar o carro continuamente em deslocamentos muito curtos, insuficientes para se atingir a temperatura correta, acelera o desgaste e eleva o consumo de combustível.


"Dirigir durante menos de 15 minutos nem esquenta o óleo do motor, impossibilitando a lubrificação adequada. Tem carro com baixa quilometragem que apresenta até o triplo do desgaste na comparação com um exemplar mais rodado, que no entanto funciona a maior parte do tempo na temperatura ideal".

Publicidade


Erwin Franieck informa que veículos abastecidos com etanol tendem a apresentar mais problemas na "fase fria", especialmente em localidades com temperaturas mais baixas.


"Em dias frios, a partida de motor abastecido com etanol tende a ser mais difícil em carros antigos, sem sistema de preaquecimento. Injeta-se mais combustível no arranque e a parte não queimada do etanol gera água como resíduo. Se o motor não esquentar adequadamente, a água não evapora e acaba contaminando o óleo, comprometendo sua performance".

Publicidade


VEÍCULO PARADO POR MUITO TEMPO EXIGE GASTOS


Sabe aqueles carros antigos com baixíssima quilometragem?


Isso é algo até desejável para quem busca um veículo de coleção e está disposto a pagar bastante por um exemplar totalmente original. Contudo, colecionadores sabem que, após a compra, terão de abrir ainda mais o bolso para colocar o automóvel em boas condições de rodagem.


Franieck alerta: se o carro permanecer muito tempo desligados, uma série de componentes irá se deteriorar.

Dependendo do tempo de inatividade, os efeitos mais óbvios são a descarga da bateria e o esvaziamento e a deformação dos pneus.


Porém, problemas ainda mais graves podem surgir.


"Água e outros fluidos parados durante muito tempo no mesmo lugar aceleram processos corrosivos e contribuem para o ressecamento de borrachas, mangueiras e dutos em geral. É comum a corrosão formada dentro do tanque soltar resíduos que vão parar na bomba de combustível, danificando-a", ensina o engenheiro da SAE Brasil.


Além disso, o próprio combustível sofre degradação, tornando-se inadequado - a gasolina, por exemplo, dentro de cerca de seis meses já não é mais apropriada para uso.


"Se o veículo ficar sem utilização durante período prolongado, o ideal é ter alguém para rodar com ele ao menos uma vez por semana, inclusive para lubrificar rolamentos e componentes da suspensão que precisam se movimentar com regularidade", alerta Erwin Franieck.


Imagem
Saiba como emitir credencial de vaga preferencial de idoso pelo celular
Os motoristas de mais de 60 anos não precisam mais ir aos órgãos de trânsito para obter a credencial de estacionamento em vaga preferencial para idoso
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo