Quando o motor do carro esquenta além do desejável, excede a temperatura ideal de funcionamento, vários problemas podem acontecer, até mesmo fundir. O ideal é que o sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água, ventoinha e válvula termostática, entre outros) esteja em dia.
Para isso, o motorista deve tomar alguns cuidados. Confira:
1. Mantenha o líquido de arrefecimento no nível correto
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Todo o cuidado é pouco. Por mais que seja um procedimento simples, normalmente ele é esquecido. No reservatório (o vaso de expansão), há uma marcação de nível mínimo e máximo. Ele é transparente justamente para facilitar a checagem. A quantidade de líquido de arrefecimento deve ficar entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do nível, pode causar problemas.
Não é normal baixar o líquido frequentemente, principalmente nos carros com o sistema selado (a maioria que está nas ruas hoje). Caso seja necessário completar o líquido a cada uma semana, por exemplo, pode ser que haja um vazamento.
2. Não utilizar água pura no radiador
Não se usa água pura no radiador, muito menos água de torneira, que possui muitos sais mineiras e, por isso, foram resíduos no componente, prejudicando a circulação do fluido. É necessária uma mistura que varia de acordo com o fabricante, normalmente formada por 50% de água pura (ou destilada ou desmineralizada) e 50% do aditivo etilenoglicol. A finalidade deste aditivo é limpar o sistema de refrigeração, evitando a oxidação e os depósitos de sujeiras e, também, elevar o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar dela ferver, no caso de subir muito sua temperatura. O líquido pode ser encontrado nas lojas de autopeças.
3. Confira sempre a válvula termostática
Muitas vezes, o problema do superaquecimento acontece quando a válvula termostática trava e impede a circulação da água. Muitos mecânicos sugerem a retirada dela, alegando que ela não fará falta, pois o Brasil é um país de clima quente e é melhor o motor trabalhar mais frio. O que não é verdade e pode trazer muitos problemas.
Isso é porque a válvula termostática faz com que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento (por volta de 90°C). Abaixo disso, o consumo e a emissão de poluentes são mais elevados. Em caso de problemas, ela deve ser substituída, não descartada.
4. Manter a limpeza do sistema
O ideal é que o radiador e todo o sistema de arrefecimento sejam limpos a cada 2 anos. Todo o líquido usado deve ser drenado e substituído pela mistura de água/etilenoglicol.
5. Cuidar da correia auxiliar e bomba d’água
A bomba d’água é acionada pela correia auxiliar (poly-v). Por isso, a manutenção, a troca dela dentro do prazo, é essencial para que todo o sistema de arrefecimento funcione corretamente. O ideal é não rodar com o carro, caso ela arrebente, pois o líquido de refrigeração não irá circular e o motor irá superaquecer. A troca deve ser feita dentro do prazo recomendado pelo fabricante