Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quem deve arcar?

Advogada londrinense comenta furtos de veículos em estacionamentos comerciais

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 mai 2021 às 11:52

Compartilhar notícia

- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lojas que oferecem estacionamento se diferenciam na conquista de clientes. E, da mesma forma que colhem os bônus disso, também precisam assumir responsabilidades em relação ao consumidor. Entre elas, a contrapartida de oferecer vigilância e segurança.


É por isso que, de acordo com a advogada Larissa Nishimura, membro da Comissão de Direitos do Consumidor da OAB-Londrina e integrante do Escritório Batistute Advogados, supermercados, shoppings e outros precisam arcar com situações de furto, subtração e danos ao veículo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"Se existe uma relação de consumo entre o consumidor e a empresa na qual ele estaciona o veículo para consumir, então aplica-se as regras do Código de Defesa do Consumidor”, explica Larissa. Nesse caso, se o serviço foi prestado de maneira falha e houve falhas na vigilância e segurança, então o fornecedor assume os danos causados, mesmo que não tenha sido culpado por eles. "Inclusive quando existem placas indicando que o estabelecimento não é responsável por danos causados ao veículo. Esse é o entendimento de muitos tribunais pelo Brasil”, ressalta a advogada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Evite dor de cabeça

Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila

Imagem de destaque
Análise

Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política

Imagem de destaque
Análise

Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica

Tudo isso vale para casos de furto de automóveis, de bens contidos neles e até de estragos provocados por terceiros. E a gratuidade do estacionamento, muitas vezes utilizada para eximir-se da responsabilidade, não isenta o local de ter de assumir os danos. "Afinal, no sistema capitalista em que vivemos, os estabelecimentos cobram de forma indireta pelo valor do estacionamento embutindo no preço dos produtos”, frisa Nishimura. O mesmo vale para a falta de controle na cancela, na entrada e saída dos clientes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo