A paralisação na produção de veículos devido à falta de componentes eletrônicos, associada a fatores como aumento no custo de matérias-primas como aço e alumínio, provocou uma disparada nos preços de automóveis novos e usados em 2021.
Neste segundo ano da pandemia do coronavírus, há demanda reprimida: a falta de carros zero-quilômetro tem levado compradores a buscarem exemplares de segunda mão, cujos preços têm subido ainda mais.
Leia mais:
Veículo mais vendido do Brasil, Honda CG chega à décima geração
Paraná não vai incluir cobrança do novo DPVAT no IPVA e licenciamento de 2025
Motoristas podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova no Paraná
Paraná encaminha projeto de lei para isentar de IPVA motos de até 170 cilindradas
Essa é uma má notícia para quem já está se programando para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2022 -afinal, o cálculo do imposto é realizado sobre o valor venal médio do veículo, enquanto as alíquotas variam de acordo com o tipo de carroceria e combustível em cada Estado.
De acordo com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), de fevereiro de 2020, mês imediatamente anterior ao início da pandemia, a julho de 2021, os preços de automóveis zero-quilômetro subiram 19,9%.
Considerando apenas exemplares usados, independentemente do ano/modelo, a alta foi ainda mais expressiva no mesmo período: 24,4%.
Especificamente no caso de São Paulo, a tabela com os valores venais para o cálculo do IPVA é fornecida pela Fipe e se baseia nos preços médios de setembro do ano anterior ao exercício: ou seja, em 2021 foram usados os preços de setembro de 2020.
Ao mesmo tempo, o calendário e a tabela do IPVA do ano seguinte são tradicionalmente divulgados em dezembro pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo paulista.
Mesmo ainda sem os valores venais do IPVA 2022, a reportagem fez uma estimativa de quanto o tributo vai subir no próximo ano no Estado para cinco dos automóveis mais vendidos do Brasil -todos flex e, portanto, com alíquota de 4%.
Para tal, comparamos os preços de venda do IPVA 2021 com os valores médios apurados pela Fipe em agosto deste ano.
Confira:
JEEP RENEGADE SPORT FLEX 2017
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 59.445
- Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 2.377,80
- Preço médio Fipe em agosto de 2021 - R$ 73.025
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 2.921
Alta de R$ 543,20 ou 22,84% no IPVA 2022
HYUNDAI HB20 SENSE 2020
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 42.133
- Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.685,32
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 53.283
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 2.131,32
Alta de R$ 446 ou 26,50% no IPVA 2022
FIAT ARGO 1.0 2018
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 37.720
- Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.508,80
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 48.323
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 1.932,92
Alta de R$ 424,12 ou 28,11% no IPVA 2022
CHEVROLET ONIX 1.4 LT MANUAL 2013
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 28.910
- Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 1.156,40
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 37.100
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 1.484
Alta de R$ 327,60 ou 28,33% no IPVA 2022
VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 2020
- Valor venal para cálculo do IPVA 2021 em SP (Fipe) - R$ 87.068
- Valor do IPVA 2021 em SP - R$ 3.842,72
- Preço médio Fipe em agosto de 2021- R$ 104.115
- Estimativa de valor do IPVA 2022 em SP - R$ 4.164,60
Alta de R$ 321,88 ou 8,31% no IPVA 2022